Notícia

Ata News

Unesp inaugura laboratório de referência no País

Publicado em 11 julho 2017

Em 5 de julho de 2017 foi inaugurado o Laboratório de Aquicultura Sustentável do Centro de Aquicultura da Unesp (CAUNESP), localizado no Câmpus de São Vicente. Esse laboratório foi financiado pela FINEP, MCTIC, CNPq, MPA e Fapesp, além da contrapartida da Pró-Reitoria de Pesquisa da Unesp para ser o laboratório central da Rede de Pesquisa em Aquicultura Sustentável, formada por cerca de 40 pesquisadores das cinco regiões do Brasil.

O Laboratório está equipado para realizar análises de energia, carbono, nitrogênio e fósforo em amostras sólidas, líquidas e gasosas. Permite medir a emissão de gases do efeito estufa e realizar análises de cilcagem de nutrientes. Além disso, está equipado para realizar análises fisiológicas com a determinação do consumo de oxigênio e das cargas liberadas de amônia e fósforo pelos organismos de cultivo em todas as fases de seu ciclo de vida; isso possibilita a determinação da capacidade de suporte dos ambientes de cultivo, tais como reservatórios onde são instalados tanques rede e viveiros.

O local contém equipamentos altamente sofisticados e atende a todas as normas internacionais de qualidade e segurança. Além de atender a rede de pesquisa em Aquicultura Sustentável, irá atender a todos que precisarem realizar análises dessa natureza para atividades de pesquisa ou produção. Portanto, é um laboratório especializado que vem preencher uma lacuna no país.

O Laboratório de Aquicultura Sustentável foi implantado pelo Prof. Wagner C. Valenti e está sob a responsabilidade da Profa. Alessandra S. Augusto (aaugusto@clp.unesp.br).

Estiveram presentes representantes do vice-governador do Estado de São Paulo Marcio França, Renato Donato representante do deputado estadual Caio França, o Pró-Reitor de Pesquisa da UNESP Prof. Dr. Carlos Frederico de Oliveira Graeff, Coordenador da AUIn Prof. Dr. Guilherme Wolff Bueno, a Coordenadora Executiva do CAUNESP Profa. Dra. Irani Quagio Grassiotto, o coordenador do programa de Pós-Graduação em Aquicultura do CAUNESP Prof. Dr. Sergio R. Batlouni, a diretora da WAS Profa. Dra. Patrícia Maria Contente Moraes Valenti, representantes do Instituto Pesca, uma delegação do Câmpus de Registro formada por professores e alunos do curso de Engenharia de Pesca, que estão ligados ao CAUNESP e tem parcerias no uso do laboratório entre outros.

Link do vídeo do Sr. Renato Donato: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1441261855920724&id=389469137766673