Notícia

MSN

Unesp inaugura central de sequenciamento de informações genéticas

Publicado em 26 outubro 2011

Agência FAPESP - SÃO PAULO - A Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Jaboticabal, colocou em atividade uma central de sequenciamento de informações genéticas. A máquina atua como um scanner, analisando o material genético contido em um chip de alta densidade e que tem a mesma função de uma lâmina.

O novo aparelho, que custou no valor de US$ 1,18 milhão, faz o sequenciamento com velocidade superior aos métodos adotados no país até então. Ele também destaca com precisão os Single Nucleotide Polymorphism (SNPs) ou polimorfismos de base única, que são os marcadores genético-moleculares.

O chip utilizado é capaz de mostrar uma variedade alta de SNPs. Ao identificar essa grande quantidade de marcadores, a tecnologia permite que os cientistas façam uma série de aplicações, como verificar mutações genéticas e selecionar indivíduos com determinadas características para reprodução e melhoramento da espécie.

A aquisição já viabiliza duas pesquisas: análise de material genético de mais de 6 mil gados de corte, uma busca pelo melhoramento da carne bovina que ampliará o alcance do primeiro estudo, e a genotipagem do Mico-leão-de-cara-preta (Leontopithecus caissara).

Fonte: Agência FAPESP/ estadao.com.br