Notícia

Cultivar

UNESP Ilha Solteira participa do simpósio internacional de irrigação

Publicado em 10 julho 2012

O Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira participará do 7º International Symposium on Irrigation of Horticultural Crops, que acontecerá em Geisenheim (Alemanha) entre 16 e 20 de julho de 2012, tendo a pesquisa sobre a transferência de água pelas culturas para a atmosfera (evapotranspiração) selecionada entre centenas de trabalhos para apresentação oral.

O 7º International Symposium on Irrigation of Horticultural Crops reunirá pesquisadores do mundo todo e tem a finalidade de discutir tópicos a irrigação e agricultura irrigada com o foco principal da conferência sobre como lidar com a ameaça de diminuição dos recursos hídricos e da qualidade da água, enquanto há a necessidade de aumentar a eficiência da produção.

O 7th International Symposium on Irrigation of Horticultural Crops é promovido pela ISHS - International Society for Horticultural Science e está baseado em seis temas principais, com foco principal sobre como lidar com a ameaça de diminuição dos recursos hídricos e diminuindo a qualidade da água, ao mesmo tempo em que se aumenta a eficiência de produção.

O artigo "Determining actual evapotranspiration on the large scale using agrometeorological and remote sensing data in the Northwest of the São Paulo State, Brazil" (de F.B.T. Hernandez; A.H. de C. Teixeira; C.M.U. Neale; S. Taghvaeian) foi escolhido pela Comissão Organizadora para apresentação oral no painel Remote sensing no dia 19 de julho será apresentado pelo Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez e é uma parceria entre a UNESP, Embrapa Semi árido, Utah State University e Colorado State University.

Este artigo é resultado da busca por modelos que possam aferir a quantidade de água transferida pela atmosfera - a chamada evapotranspiração - em escala regional e para tanto são testados os modelos SEBAL e de TEIXEIRA (2010) no noroeste paulista com resultados que mostram como o sensoriamento remoto e o uso de redes agrometeorológicas podem contribuir para o uso eficiente da água na agricultura.

A Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira opera a Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista que tem no Portal CLIMA da UNESP Ilha Solteira o local onde qualquer interessado pode acompanhar gratuitamente as condições do tempo com atualização a cada 5 minutos ou ainda ter acesso à base histórica de todos os dados coletados pela 8 estações agrometeorológicas automáticas em operação.

Outro trabalho com a participação da AHI é o artigo "Agro-Climatic Aptitude For Vine Crop Under Irrigation Conditions In The Northeast, Brazil" com Antônio Heriberto de C. Teixeira, J. Tonietto, F. B. T. Hernandez, G.E. Pereira, H.L. Lopes, também escolhido pela organização para apresentação oral no painel "Modeling andclimate change" no dia 19 de julho.

Esses trabalhos são frutos do projeto "Modelagem da produtividade da água em bacias hidrográficas com mudanças de uso da terra" financiado pela FAPESP e FACEPE e que permitiu a montagem da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista e também a rede que monitora o sertão de Pernambuco e Bahia, operada pela EMBRAPA Semi árido.

Para o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez "considerando o pequeno número de trabalhos escolhidos para apresentação oral, o fato de termos dois dos nossos trabalhos em diferentes paineis é motivo de grande satisfação, pois representa o reconhecimento pela comunidade internacional de que nosso trabalho não tem apenas alcance regional". Acrescentando que "a participação em eventos internacionais deve ser estimulada, pois representa a oportunidade de interação com outros pesquisadores e o aumento da rede de relacionamentos, além de promover o nome da UNESP no cenário internacional".

Após participar do 7th International Symposium on Irrigation of Horticultural Crops o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez deverá ser recebido em 13 e 24 de julho de 2012 pelo Dr. Nicola Lamaddalena, Diretor do CIHEAM-IAMB – Mediterranean Agronomic Institute of Bari, Itália e sua equipe de Pesquisadores da Division of Land and Water Resources Management para conhecer as instalações e linhas de pesquisas desenvolvidas pelo Instituto de modo a estreitar laços de amizade e possível cooperação, pois a visita abrirá a oportunidade de iniciar tratativas que podem resultar em importante cooperação técnica-científica com este Instituto que alia atividades de pesquisa, Pós-Graduação e planejamento nas áreas de manejo de solo e água, manejo integrado de frutas, agricultura orgânica e sustentabilidade da agricultura.

 

Fonte: Laboratório de Hidráulica e Irrig