Notícia

De Tudo - Alto Tietê - Avine

Unesp firma parceria com a Universidade da Califórnia em diversas áreas

Publicado em 07 outubro 2019

Por Unknown

Representantes da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade da Califórnia (UCDavis), em Davis, nos Estados Unidos, participaram de uma reunião em São Paulo para discutir interesses comuns de pesquisa, em biologia de vetores, imunogenética, produtos farmacêuticos vegetais, câncer e evapotranspiração.

O workshop contou teve a participação do assessor-chefe de Relações Externas da Unesp, professor José Celso Freire Júnior, dos assessores da Pró-Reitoria de Pesquisa, Paulo Noronha, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Maurício Bacci, e de dez pesquisadores e de dez alunos de doutorado e pós-doutorado.

Ações

A UCDavis contou com a presença do vice-reitor de Assuntos Globais, Michael Lazzara, e cinco pesquisadores. Já existem três iniciativas de parceria em andamento entre as duas instituições que foram estabelecidas por meio do projeto Capes PrInt Unesp. A ideia também é submeter propostas conjuntas para editais Fapesp/National Institute of Health (NIH), USA, e Sprint Fapesp.

“Temos três pontos como ações concretas do evento. O primeiro é a assinatura de um acordo de cooperação formal. O segundo é a decisão de organizar o Dia da Unesp, na Davis, no começo de 2020, com financiamento do PrInt. O terceiro é tentar construir uma aliança global, envolvendo alguns dos nossos parceiros comuns na área de produção animal”, explica o professor José Celso Freire Júnior.

“Nosso programa ‘Educação Global para Todos’ é o que chamamos de uma das grandes ideias da UCDavis. Ele olha para o futuro como forma de impulsionar o desenvolvimento da universidade. Nosso objetivo é criar experiências globais de aprendizagem para 100% dos nossos alunos, sejam acadêmicos ou profissionais e, portanto, para fazer isso, as parcerias são uma parte, realmente, importante”, salienta Michael Lazzara, vice-reitor de Assuntos Globais da UCDavis.

“Estamos muito felizes porque acreditamos que podemos desenvolver várias oportunidades para mobilidade de alunos e estágios. A Unesp será uma grande parceira no projeto”, avalia Michael Lazzara, vice-reitor de Assuntos Globais da UCDavis.

Linhas de financiamento

O professor Walter Leal, da UCDavis, também destacou a importância da iniciativa para as duas instituições. “Nós já estamos, então, desenhando maneiras de como vamos angariar recursos para trabalharmos juntos. Existe já algumas linhas de financiamento envolvendo a Fapesp e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional. Trabalharemos nessas aplicações”, diz.

“O evento foi muito importante porque colocou os pesquisadores já financiados pelo Capes PrInt e que têm redes de pesquisa internacional em contato com os pesquisadores de Davis e com os pesquisadores da própria Unesp, para organizar, lá em Davis, no próximo janeiro, um Unesp Day”, enfatiza o professor Maurício Bacci, assessor da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unesp.

“O plano estratégico de internacionalização da Unesp tem três pilares. Um é formar as pessoas para o mundo global. O segundo representa a pesquisa. O terceiro consiste na questão das parcerias. Estamos tentando requalificar as parcerias, buscando instituições parceiras para desenvolver a nossa internacionalização”, aponta professor José Celso Freire Júnior.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Mais Expressão Portal do Governo do Estado de São Paulo