Notícia

Energia Hoje

Unesp extrai etanol de abacate (1 notícias)

Publicado em 01 de julho de 2009

Pesquisadores do Departamento de Química da Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru (SP), com apoio da Fapesp, conseguiram produzir etanol a partir do caroço do abacate. O projeto original se destinava à produção de biodiesel, mas em laboratório o tratamento do caroço demonstrou, por meio de hidrólise enzimática, a possibilidade de geração de álcool.

As estimativas projetam uma produção inicial de 24 l/t, média considerada baixa, mas que poderá ser ampliada para 74 l/t por meio da hidrólise alcalina ou ácida, rendimento comparável ao da cana. Também terão que ser desenvolvidos um despolpador e uma centrífuga mais adequados. Os parâmetros utilizados no experimento atenderam requisitos de normas da ANP.

Já em relação à etapa de extração de biodiesel, também bem-sucedida graças ao teor de óleo da fruta – entre 5% a 30% –, alcançou-se uma projeção de até 2,8 mil l/ha de abacate. Trata-se de um volume bastante elevado, levando em conta que a soja rende de 440 a 550 l/ha e a mamona 740 a 1 mil l/ha.

O Brasil é terceiro maior produtor mundial de abacate, com cerca de 500 milhões de unidades/ano. São ao todo 24 espécies encontradas em praticamente todos os estados e que frutificam a cada três meses. (A.C.S.)