Notícia

Revista Museu

Unesp e universidade belga assinam acordo

Publicado em 26 abril 2010

Até o dia 25 de maio, professores e pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) poderão enviar proposta de trabalho para ser desenvolvida em conjunto com a Universidade Católica de Louvain, na Bélgica.

Poderão concorrer especialistas de qualquer área do conhecimento. Os interessados devem procurar um pesquisador da instituição belga que atue em sua área de interesse. Caso haja interesse também da outra parte, ambos redigem uma proposta que concorrerá ao auxílio financeiro de cooperação.

Os projetos podem durar de um a dois anos e especialistas de ambas as instituições poderão tomar a iniciativa de convidar a outra parte. A medida é uma inovação nas relações entre as universidades europeias e sul-americanas porque cada instituição contribuirá com uma cota de financiamento, afirmou o professor José Celso Freire Júnior, responsável pela Assessoria de Relações Exteriores (Arex) da Unesp.

Segundo Freire Júnior, o convênio com a instituição belga faz parte do processo de intensificação da internacionalização da Unesp. Os próximos acordos anunciados serão firmados com instituições mexicanas e chilenas.

As propostas do convênio belga serão avaliadas entre julho e agosto e o resultado será divulgado em setembro.

Mais informações: www.unesp.br/arex/Leuven.php

Fonte: Agência FAPESP