Notícia

UFSCar -Universidade Federal de São Carlos

Unesp e UFSCar organizam I Simpósio Paulista de Nanotecnologia

Publicado em 28 março 2008

A UFSCar, em conjunto com a Unesp, organiza o I Simpósio Paulista de Nanotecnologia, com enfoque sobre materiais não estruturados. O evento acontecerá nos dias 5 a 6 de maio, no Gran Hotel Morada do Sol, em Araraquara. As inscrições devem ser feitas até o dia 28 de abril, exclusivamente pela Internet. O valor é de R$ 50.

O objetivo do Simpósio é possibilitar a troca de experiências entre os pesquisadores das universidades do Estado de São Paulo sobre o estado da arte em Nanotecnologia e ao mesmo tempo conhecer pesquisas internacionais.

A nanotecnologia é a capacidade potencial de criar coisas a partir do mais pequeno, usando as técnicas e ferramentas que estão a ser desenvolvidas nos dias de hoje para colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado. "Há propriedades que só se apresentam nos materiais quando muito pequenao", explica Edson Roberto Leite, do Departamento de Química da Unicamp e membro da Comissão Organizadora do Simpósio. "A proposta é investigar essas propriedades que muitas vezes provocam no material mudanças de condutividade, elétricas ou térmicas, entre outros", completa.

Edson Leite explica que a proposta de realizar o Seminário partiu do Centro Multidisciplinar de Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC) da UFSCar, há oito anos financiado pela Fapesp. Sete pesquisadores com trabalhos reconhecidos nacional e internacionalmente já estão confirmados como palestrantes. São quatro brasileiros - da Unicamp, USP e UFSCar -, um da Espanha e dois dos Estados Unidos. "A proposta é que este primeiro Simpósio Paulista torne-se um fórum anual para discutir problemas e avanços nas pesquisas em Nanotecnologia", explica Leite.