Notícia

Cruzeiro do Sul

Unesp e Santander vão subsidiar pesquisas

Publicado em 06 junho 2009

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) e o Banco Santander assinaram um convênio de colaboração acadêmica para financiamento de programas de ensino, pesquisa e extensão. Os recursos previstos para a execução do acordo são de R$ 12 milhões.

O convênio tem as assinaturas do reitor da Unesp, Herman Voorwald, e do vice-presidente do programa Santander Universidades, Jamil Hannouche.

De acordo com Voorwald, que também é membro do Conselho Superior da FAPESP, as ações priorizadas no acordo são coerentes com o plano de desenvolvimento institucional da universidade, que tem o objetivo de colocar a Unesp entre as 200 melhores do mundo.

Bolsas no Exterior

O programa Santander Universidades oferece bolsas de estudos a alunos de baixa renda, bolsas de pós-doutorado para docentes no exterior e para a mobilidade estudantil em universidades portuguesas e de outros estados brasileiros, além da doação de 4 mil financiamentos para o ensino, a distância, da língua espanhola. Outra iniciativa é o apoio financeiro às 44 empresas juniores da Unesp.

Entre os projetos previstos no acordo, está a Exposição China, a ser organizada pelo Instituto Confúcio, com sede na Unesp na capital paulista. A mostra tem por finalidade aproximar os brasileiros da cultura e da língua chinesa. As relações entre Brasil e China também são foco do programa Top 5 to China, em que estudantes e professores farão curso de verão na Universidade de Shangai Jiaotong.

Outro projeto prevê a ampliação do número de Salas Santander, espaços para trabalhos de grupos que necessitam estar conectados à internet. Além das atuais, instaladas nos campus de Guaratinguetá, Marília, Presidente Prudente e São Paulo, serão montadas mais quatro.

A Unesp e o Santander Universidades têm parcerias desde 2001, o que já levou à concessão de 5,7 mil bolsas de estudos. Mais informações: www.unesp.br.