Notícia

Planeta Universitário

Unesp e instituto cubano preparam cooperação em bioenergia

Publicado em 12 maio 2010

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) e o Instituto Cubano de Pesquisa dos Derivados da Cana-de-açúcar (ICIDCA) estão preparando um acordo de cooperação técnica que abrange pesquisas voltadas à produção de energias renováveis. O anúncio foi feito no dia 10 de maio pela pró-reitora de Pesquisa da universidade, Maria José Soares Mendes Giannini. Segundo ela, o acordo pretende reunir especialistas das duas instituições e estará voltado especialmente a trabalhos com resíduos visando uma produção sustentável. A cooperação deverá abranger cinco eixos: biomassa para bioenergia; produção de bioenergia; aplicação de biocombustíveis em motores; biorrefinaria, alcoolquímica e oleoquímica; impactos ambientais, sócio-econômicos e sustentabilidade.

"Os eixos correspondem às divisões do Centro de Pesquisa de Bioenergia da Unesp, o que nos permite ter a troca de saberes em toda a cadeia produtiva", disse Nelson Ramos Stradiotto, do Instituto de Química, campus de Araraquara, e coordenador do centro que reúne pesquisadores de oito unidades da universidade.

O ICIDCA é vinculado ao Ministério do Açúcar de Cuba e ao pólo científico do Oeste de Havana, que reúne 53 instituições. A instituição também promove cursos de capacitação para a indústria sucroalcooleira de outros países, como México e Venezuela.

Agência FAPESP