Notícia

Esteta

Unesp e CDHU firmam convênio

Publicado em 18 novembro 2015

Dia 17 de novembro, à tarde, ocorreu, em Cubatão, SP, a assinatura de convênio entre o Instituto de Biociências/Câmpus do Litoral Paulista (IB/CLP) da Unesp em São Vicente e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano – CDHU.

A relação entre o IB/CLP e a CDHU iniciou-se em 2013, quando o professor Davis Gruber Sansolo começou um projeto de pesquisa no Parque Estadual da Serra do Mar, sobre o Programa de Uso Público. Financiado pela Fapesp, o projeto envolve três núcleos de gestão: Itutinga Pilões, Caraguatatuba e Picinguaba. Um dos seus objetivos é verificar a relação entre o programa de uso público e as comunidades do entorno, ou moradoras no interior do parque.

No caso do Núcleo Itutinga Pilões sediado em Cubatão, focamos nas comunidades dos Bairros Cota. Além do projeto de pesquisa, foi vinculado ao projeto um de extensão, cuja temática é: Monitoramento Ambiental Comunitário das Áreas Protegidas Costeiras do Estado de São Paulo.  O projeto foi levado para o Núcleo Itutinga Pilões, onde se começou a trabalhar com o treinamento dos monitores do parque.

Na época, o professor já tinha conhecimento do Programa de Recuperação Sócio Ambiental da Serra do Mar, financiado pelo BID, uma iniciativa da Fundação Florestal, Secretaria do Planejamento e Secretaria da Habitação (CDHU). O projeto envolve, entre outras ações, a remoção da população habitante de áreas de risco e a recuperação da floresta na Serra do Mar.

O projeto por parte do CDHU envolve além da remoção e construção de habitações (conjuntos habitacionais), prevê a urbanização do Bairro Cota 200 para a população que não foi realocada. Além disso, estão sendo desenvolvidos projetos de pós-urbanização, para o desenvolvimento social da população remanescente. São quatro os projetos: Arte nas Cotas; Com Com. NESDEL e Cota viva.

Foi possível assim entrar em contato com os responsáveis e iniciamos uma série de reuniões, com intuito de aproximar nosso projeto de extensão e de pesquisa, aos projetos do CDHU, pois envolvem as populações que habitam áreas cercadas pelo Parque Estadual da Serra do Mar.

Sansolo propôs uma linha condutora que pudesse unir os projetos sociais em torno de um objetivo comum. O principal objetivo envolveria o desenvolvimento do sentido de pertencimento, da comunidade ao território que habitam, de tal forma que além de se sentirem proprietários de suas casas, pudessem ser protagonistas de seu bairro, sobretudo, se relacionando com o território mais amplo, em especial o Parque estadual da Serra do Mar.

Diante dos objetivos do Programa de Recuperação Sócio Ambiental da Serra do Mar (BID), a proposta foi muito bem recebida. “Propusemos então, para começar o processo a realização de um curso de Turismo de Base Comunitária, que pudesse ir além da venda de serviços, mas que integrasse os quatro projetos sociais e que resgatasse a dimensão patrimonial dessas comunidades. A proposta foi entendida como uma grande oportunidade, para um projeto piloto que poderá ser replicado para toda área litorâneas que envolvem o programa financiado pelo BID”, diz o docente da Unesp.

Tendo em vista que o bairro, já é intensamente visitado por escolas., foram desenvolvidas ações que nos levaram a essa proposta de convênio: Visita de aluno da Unesp aos Bairros Cota; Visita de moradores dos Bairros Cota ao Campus Litoral Paulista; Workshop de Turismo Comunitário no CLP; Oficinas de Monitoramento Ambiental nas Trilhas do Parque; Estruturação do Curso de Turismo de Base Comunitária; Oficina com Professora Visitante da UFPA.

O convênio foi proposto para fortalecer as ações integradoras da comunidade e dessas ao Parque. “Com esse convênio poderemos desenvolver uma série de ações de pesquisa e extensão na área socioambiental. Em breve será construído um jardim botânico na área em questão e possibilitara pesquisas de interesse de outros professores do Instituto de Biociências e de outras unidades da Unesp”, afirma o docente.

Mais informações sobre os projetos aqui.

Contato
Davis Gruber Sansolo
dsansolo@clp.unesp.br

(13) 3569-7149

Portal Unesp