Notícia

Universia Brasil

UNESP de Ilha Solteira é pólo de desenvolvimento regional

Publicado em 04 julho 2007

Fundada em 1976, a Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira é uma das 33 unidades que integram a Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP).

Além de oferecer ensino público gratuito e de qualidade, a Unesp tem se consagrado como um pólo de desenvolvimento regional, destacando-se pela excelência de suas atividades de pesquisas científicas e tecnológicas e pela prestação de serviços técnicos à comunidade.

O corpo docente é constituído por cerca de 200 professores trabalhando em regime de tempo integral e dedicação exclusiva, com alto nível de especialização - mestrado e/ou doutorado nas melhores instituições do país e do exterior. A infra-estrutura compreende, dentre outras coisas, vários Laboratórios de Ensino e Pesquisa, Núcleos e Pólos Computacionais ligados em rede, com acesso à Internet, ampla e moderna Biblioteca totalmente informatizada e Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão(Área Agrícola e Animal). Além disso, mantém à disposição de seus alunos: Alojamento Estudantil (vagas limitadas e para alunos carentes), Restaurante Universitário (vagas limitadas e para alunos carentes), Quadras Esportivas e Atendimento Médico-Ambulatorial gratuito.

Possibilita ainda a obtenção de diversas modalidades de bolsas não-reembolsáveis de trabalho ou apoio à pesquisa, concedidas pelom CNPq, pela CAPES, pela FAPESP e por outras agências governamentais de fomento. Por tudo isso, pode-se dizer que a vida universitária no Câmpus de Ilha Solteira reúne alto padrão de ensino e baixo custo de vida. Atualmente, a UNESP de Ilha Solteira oferece:

Cursos de graduação: Agronomia (integral) - 80 vagas anuais (40 em cada semestre); Engenharia Civil (integral)- 80 vagas anuais (40 em cada semestre); Engenharia Elétrica (integral)- 80 vagas anuais (40 em cada semestre); Engenharia Mecânica (integral)- 80 vagas anuais (40 em cada semestre); Licenciatura em Ciências Biológicas (noturno) - 30 vagas anuais; Licenciatura em Física (noturno) - 30 vagas anuais; Licenciatura em Matemática (noturno) - 30 vagas anuais; e Zootecnia (integral) - 40 vagas anuais (com início no 2º semestre);

Programas de pós-graduação: Mestrado: Agronomia - Área de Concentração: "Sistemas de Produção"; Ciência dos Materiais - Área de Concentração: "Física da Matéria Condensada"; Engenharia Civil - Áreas de Concentração: "Estruturas" e "Recursos Hidrícos e Tecnologias Ambientais"; Engenharia Elétrica - Área de Concentração: "Automação"; Engenharia Mecânica - Áreas de Concentração:"Ciências Térmicas", "Materiais e Processos de Fabricação" e "Mecânica dos Sólidos". Doutorado: Agronomia - Área de Concentração:"Sistemas de Produção"; Engenharia Elétrica - Área de Concentração:"Automação";.

Reputada pela sólida formação científica e tecnológica que oferece a seus alunos, a Unesp orgulha-se de colocar no mercado de trabalho - cada vez mais competitivo - agrônomos, biólogos, físicos, matemáticos, engenheiros e zootecnistas do mais alto nível, com todas as qualificações para o exercício de uma vida profissional bem sucedida.

Acervo de Fotos - O acervo de fotos é de fácil acesso e fica guardado na SAEPE. As fotos normais com negativo são guardadas desde 1987, as digitais são guardadas desde 2003 e a intenção é digitalizar todo o acervo. Os responsáveis pelo acervo de fotos são: Valdeir Antonio Rodrigues, Técnico de Serviços Fotográfico, 24 anos de Unesp; e Moises Pereira Lima, Técnico Audio Visual, 10 anos de Unesp.

Informações: saepe@adm.feis.unesp.br e (18) 3743-1161.

Fonte: Unesp