Notícia

Universia Brasil

UNESP de Botucatu tem Centro de Microscopia Eletrônica

Publicado em 24 março 2007

O Centro de Microscopia Eletrônica (CME), da Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho", campus Botucatu, foi idealizado como unidade de serviço em 1975 pela então Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas, visando inicialmente estudos em Microscopia Eletrônica de Transmissão (MET). Os equipamentos adquiridos chegaram em Botucatu em meados de 1977, coincidindo com a criação da UNESP, entrando funcionamento dia 14 de abril.
Seu patrimônio ficou sob responsabilidade do Instituto de Biociências (IB), que se comprometeu a prestar assistência técnica e científica a todas as unidades do Campus de Botucatu, a outros Campi da UNESP e outras Instituições de Ensino Públicas e Privadas, em igualdade de condições, caracterizando o laboratório como multi-usuário.
Em 1987, foi montado o serviço de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), com auxílio financeiro da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos). Posteriormente a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estados de São Paulo) financiou a modernização e re-adequação dos serviços de MET.
Em 1996, foi criada a Unidade Auxiliar "Centro de Microscopia Eletrônica" do IB que preservou o caráter multi-usuário do Laboratório. Após reestruturação da UNESP, o CME-IB foi, em 2003, enquadrado como "Unidade Auxiliar de Estrutura Simples".
Várias atividades são realizadas pelo CME como por exemplo: assessoria a docentes/pesquisadores que pretendem desenvolver pesquisa relacionado com MET e MEV, visando adequação metodológica e seguimento de resultados; Disponibilização de suas instalações e pessoal para a realização de demonstrações práticas a alunos de graduação e pós-graduação de Instituições de Ensino públicas e privadas; Oferecimento de estágios de treinamento técnico em MET e MEV, a alunos de graduação, pós-graduação, pessoal técnico e pesquisadores/docentes; entre outros.
A administração do CME-IBB é exercida pelo Conselho Deliberativo da Unidade Auxiliar, constituído pelo Supervisor (seu Presidente nato), pelo Vice-Supervisor; por três Representantes Docentes contemplando diferentes áreas de conhecimento atuantes no CME-IBB, um Representante do Corpo Técnico-Administrativo e um Representante Discente.
Maiores informações podem ser obtidas através do e-mail: microscopia@ibb.unesp.br ou pelo telefone: (14) 3811-6149.
Fonte: UNESP