Notícia

Agência C&T (MCTI)

UNESP de Bauru discute urbanização de São Paulo e Interior

Publicado em 02 janeiro 2008

Ocorreu, entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro, na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Unesp/Bauru, o I Colóquio de Bolsistas Fapesp para o projeto temático "Saberes Eruditos e Técnicos na Configuração e Reconfiguração do Espaço Urbano - Estado de São Paulo, Séculos XIX e XX" www.ifch.unicamp.br/ciec/documentos/tematico1.pdf.

O encontro foi organizado por Célio Losnak, professor de História do Brasil da Unesp/Bauru e por Ivone Salgado, professora de arquitetura da Puccamp. E visou à apresentação e discussão dos resultados obtidos por cada frente de pesquisa.

Ao todo esse projeto temático conta com o envolvimento entre 4 universidades: Unicamp/IFCH, Unesp/Bauru/FAAC e Puccamp/CEATEC e a italiana Scuola Studi Avanzati /IUAV de Veneza. A equipe de pesquisa temática, formada por arquitetos e historiadores e 23 bolsistas Fapesp, tem como objetivo acompanhar a formação urbanística da cidade de São Paulo e do interior do Estado por meio dos saberes eruditos como a medicina, engenharia e direito, e como esses conhecimentos foram traduzidos em técnicas que orientaram a urbanização do interior.

Para a apresentação dos quatro grandes temas e subtemas da pesquisa, cinco destes só em Bauru, o Colóquio teve em sua maior parte as apresentações dos resultados das pesquisas dos bolsistas. Na tarde do último dia, houve a avaliação das atividades apresentadas e discussões sobre o a parte administrativa e a formulação da pauta para o próximo encontro.

"Saberes Eruditos e Técnicos na Configuração e Reconfiguração do Espaço Urbano - Estado de São Paulo, Séculos XIX e XX" tem a coordenação da Profa. Dra. Maria Stella Bresciani do Instituto de Filosofia, Ciências Sociais e História (IFCH) da Unicamp. Ainda não há data prevista para o próximo encontro.

Fonte: Unesp