Notícia

Jornal Brasil

Unesp de Assis seleciona bolsistas de pós-doutorado

Publicado em 08 outubro 2015

O Programa de Pós-Graduação em Letras da Faculdade de Ciências e Letras de Assis, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) seleciona um bolsista de pós-doutoramento, em conformidade com o Regulamento do Programa Nacional de Pós-Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). As inscrições encerram em 10 de outubro.

O bolsista será vinculado à linha de pesquisa “Literatura Comparada e Estudos Culturais”. Essa linha de pesquisa, conforme a ementa, concebe a literatura como um fenômeno complexo para o qual as fronteiras de classe, de nações, de gênero etc. existem para serem superadas.

No âmbito especificamente literário, investiga os processos de transposição, substituição e invenção cultural pelos quais uma literatura (ou autor) fecunda outra (outro). De uma perspectiva mais ampla, ainda conforme a ementa, considera a cultura como um todo, estuda as relações entre a literatura e outras áreas do conhecimento como filosofia, sociologia e antropologia, contemplando representações de gênero, mitos literários, identidades regionais, nacionais, continentais e de classe.

O candidato deverá apresentar projeto de pesquisa vinculado à Linha de Pesquisa, a ser desenvolvido no período de 1º de novembro de 2015 a 30 de outubro de 2016.

Para inscrever-se, o candidato deverá enviar currículo Lattes atualizado e projeto de pesquisa para o e-mail posgradu@assis.unesp.br, com cópia para monique@assis.unesp.br.

No período de 11 a 22 de outubro de 2015, os candidatos pré-selecionados serão submetidos a entrevista em dia e horário a serem definidos.

Fonte Agência FAPESP