Notícia

O Regional (Catanduva, SP) online

UNESP Cria Aplicativo Educativo Sobre Alimentação Saudável

Publicado em 08 dezembro 2013

Por Guilherme Vila Real

A UNESP (Universidade Estadual Paulista) criou um aplicativo para smartphones e tablets que pretende conscientizar as crianças sobre a importância de ter uma alimentação saudável. O jogo educativo digital chama “Coma Bem 2”.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o INCTMN (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia) e o CDMF (Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais), CEPID (Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão) e a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

De acordo com Elson Longo, um dos professores que coordenaram o projeto, a interatividade digital motiva os jogadores. “É uma maneira de demonstrar de forma divertida e lúdica os benefícios da boa alimentação”, disse Longo.

“A utilização de recursos computacionais integrando diferentes áreas do conhecimento tem tido excelentes resultados, atraindo a atenção das pessoas de maneira muito positiva”, contou Jabur Bittar, outro professor que participou da elaboração do aplicativo.

A criação do aplicativo surgiu depois que idealizadores perceberam que o problema do excesso de peso alcançou proporções epidêmicas no mundo e atualmente tem se iniciado desde a infância das pessoas.

Diante desse cenário, da importância da conscientização alimentar e da dificuldade em ensinar uma criança a se alimentar corretamente, foi feito o desenvolvimento de um jogo educativo digital para conscientizar as crianças a esse respeito.

Para ler esta e outras notícias, na íntegra, confira a edição impressa e/ou se cadastre no site para ter acesso a versão Online de O REGIONAL deste domingo (08/12).

Da reportagem local