Notícia

Universia Brasil

UNESP confere título de professor emérito a Dino Vizotto

Publicado em 12 dezembro 2007

Nesta sexta, dia 14, em sessão solene da Congregação, o docente aposentado do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce) da Unesp, campus de São José do Rio Preto, Luiz Dino Vizotto receberá título de professor emérito. O título é atribuído a professores aposentados que tenham alcançado posição eminente no ensino e na pesquisa.

De acordo com o presidente da Congregação e diretor do Ibilce, Carlos Roberto Ceron, o título é um reconhecimento ao trabalho que há mais de 50 anos Vizotto desenvolve no Instituto. "O professor Vizotto foi um dos primeiros docentes desta Instituição e, mesmo estando aposentado há muito tempo, nunca perdeu o interesse pelas atividades de docência e de pesquisa realizadas aqui".

Paulista de Garça, Vizotto graduou-se em História Natural pela USP em 1955. Um ano depois, recebeu convite para trabalhar na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Preto, que foi inaugurada em 10 de abril de 1957 e se tornou unidade da Unesp em 1976.

Nessa Instituição, Vizotto foi docente do Departamento de Zoologia e Botânica de 1957 a 1985, desenvolvendo pesquisas com anfíbios, anuros, morcegos, répteis e aves. Em 1969, tornou-se professor titular do Ibilce. De 1975 a 1979, foi vice-diretor do Instituto, na gestão do docente Fahad Moysés Arid.

Fora do Ibilce, Vizotto foi membro do Conselho Superior da Fapesp, do Conselho Universitário da Reitoria, da Comissão Permanente do regime de trabalho e da Comissão de Ciência e Tecnologia. Foi, ainda, professor da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto) e secretário do Meio Ambiente da cidade.

Aposentado do Ibilce há mais de 20 anos, o professor Vizotto ainda realiza inúmeros trabalhos úteis à comunidade de dentro e de fora do Instituto, ministrando cursos e organizando eventos da área de Zoologia.