Notícia

Jornal da Unesp online

Unesp começa 2012 com cinco projetos aprovados pela Fapesp

Publicado em 09 janeiro 2012

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) anunciou em dezembro a aprovação de cinco pesquisas da Unesp. Duas delas são da Faculdade de Filosofia e Ciências, Câmpus de Marília; uma é da Faculdade de Odontologia (FO), Câmpus de Araraquara; outra é do Instituto de Química (IQ), também de Araraquara; e a quinta é do Câmpus do Litoral Paulista, em São Vicente.

Os projetos de Marília foram aprovados na chamada pública na área de desenvolvimento infantil aberta entre 28/03 e 13/06/2011, no âmbito do convênio de cooperação científica entre a Fapesp e a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. O título das pesquisas são Programa de saúde auditiva infantil: triagem auditiva em crianças de 0 a 3 anos de idade, da fonoaudióloga e professora da FFC Ana Cláudia Vieira Cardoso; e Literatura e primeira infância: dois municípios em cena e o PNBE (Programa Nacional de Biblioteca na Escola) na formação de crianças leitoras, da pedagoga Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto, também professora da unidade.Além das duas propostas da Unesp, outras oito foram contempladas nesse edital.

Fisiologia

A pesquisa de Araraquara Mecanismos neurais de regulação do equilíbrio hidroeletrolítico e controle cardiorrespiratório, do farmacêutico bioquímico José Vanderlei Menani, professor da Faculdade de Odontologia, foi uma das oito selecionadas em chamada conjunta da Fapesp e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). O estudo está vinculado ao Laboratório de Fisiologia do Departamento de Fisiologia e Patologia da unidade.

Microorganismos

Na chamada BIOTA-FAPESP Microrganismos foram selecionadas 15 propostas ao todo e uma encontra-se ainda em análise. A Unesp obteve sucesso com os projetos Identificação e quantificação de bactérias heterotróficas, cianobactérias e leveduras de sedimentos de áreas de manguezais impactados e não impactados por hidrocarbonetos, da bióloga especialista em oceanografia Ana Julia Fernandes Cardoso de Oliveira, professora do Câmpus do Litoral Paulista; e A rizosfera de Senna spectabilis: estudo das interações planta / microrganismos utilizando ferramentas metabolômicas, de Ian Castro Gamboa, professor do Departamento de Química Orgânica do IQ.

Assessoria de Comunicação e Imprensa