Notícia

Jornal Joseense News

Unesp celebra 40 anos na sala São Paulo

Publicado em 19 agosto 2016

Dia 22/8, às 19h, ocorre Sessão Solene do Conselho Universitário e Festa Comemorativa dos 40 anos da Unesp na Sala São Paulo – Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos, São Paulo – SP. O evento, que será transmitido pela TV Unesp pelo link http://tv.unesp.br/40anos/ , terá homenagem aos professores que ocuparam o cargo de reitores da instituição, a servidores docentes, técnico-administrativos e egressos, além de apresentação da Orquestra Acadêmica da Unesp e do Coro Jovem Sinfônico de São José dos Campos. Na ocasião, haverá entrega do livro comemorativo ‘Unesp 40 anos’ e do material focado nos exames vestibulares ‘Como e por que estudar na Unesp’.

Os ingressos estão esgotados. Apenas quem já fez confirmação prévia poderá retirar seu ingresso no local. Solicitações para entrar numa lista de espera por eventuais desistências devem ser encaminhadas pelo e-mail unesp.imprensa@reitoria.unesp.br

O cadastramento para imprensa pode ser feito pelo mesmo e-mail até às 17h do dia 22/9.

Sobre a Unesp

A Universidade, além de pública, com excelente qualidade e gratuita, está distribuída em todo Estado de São Paulo. Presente em 24 municípios, com 34 Unidades, somando 950.533,39 metros quadrados de área construída. São 51.311 alunos (as) matriculados (as), sendo 37.770 na graduação e 13.541 na pós-graduação (mestrado e doutorado). Há ainda cerca de 10 mil alunos em cursos adicionais de línguas, especializações e a distância.

São oferecidos 155 cursos de graduação nas áreas de Biológicas, Ciências Exatas e Humanidades e 146 programas de pós-graduação, que oferecem 112 doutorados e 124 mestrados acadêmicos, além de 19 mestrados profissionais.

A Unesp é reconhecida nacionalmente. No plano internacional, a Unesp é a primeira instituição de pesquisa nas Américas do Sul e Central e a 81ª no mundo no Nature Index 2016 Rising Stars. Além disso, no conceituado Ranking de Universidades da América Latina da THE – Times Higher Education, está na 11ª posição na região, sendo a 6ª instituição brasileira.

A Unesp está muito focada na manutenção do (a) aluno (a) dentro da instituição. Para isso, tem um Programa de Permanência Estudantil que atua para que o (a) aluno (a) financeiramente carente não apenas entre na universidade, mas nela se mantenha durante todo o curso. Para isso, são oferecidas bolsas por meio das diferentes pró-reitorias, de Graduação, de Pesquisa e de Extensão.

Também existem as bolsas oferecidas em parceria com órgãos externos de fomento, como a Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – e o CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Há também as bolsas de mobilidade estudantil, que facilitam a ida e a manutenção do (a) estudante no exterior.