Notícia

RedeNotícia

Unesp celebra 35 anos

Publicado em 07 novembro 2011

Agência FAPESP - A Universidade Estadual Paulista (Unesp) realizará, nos dias 7 a 9 de novembro, em São Paulo, o 3º Fórum de Internacionalização. Durante o evento, que contará com a presença de reitores e gestores da área de relação internacionais de universidades de cinco países, serão celebrados os 35 anos da universidade paulista.

O fórum será aberto ao público, exceto no primeiro dia, quando grupos de trabalho das pró-reitorias e da assessoria de relações externas da Unesp realizarão reuniões fechadas.

No dia 8, a diretora do gabinete de Relações Internacionais da Universidade do Minho (Portugal), Adriana Lago de Carvalho, ministra, ao longo do dia, workshop sobre os passos da internacionalização naquela instituição, em que abordará os temas da mobilidade acadêmica e políticas de internacionalização.

No dia 9, às 8h30, a Unesp comemorará seus 35 anos, em solenidade que terá a presença do vice-reitor em exercício, Julio Cezar Durigan. Na ocasião, serão homenageados ex-reitores da Unesp e a FAPESP, que estará representada pelo seu presidente, Celso Lafer.

Às 10h30, terá início o colóquio "Universidade sem fronteiras", com duas mesas-redondas voltadas à internacionalização do ensino superior. A primeira contará com a presença da educadora Eva Egron Polak, secretária-geral da Associação Internacional de Universidades, organização não-governamental sediada na Unesco, em Paris; da vice-reitora de Relações Internacionais da Universidade de Toronto (Canadá), Judith Wolfson; e do reitor da Universidade do Porto (Portugal), José Carlos Marques dos Santos, que falará sobre rankings internacionais. A mesa terá mediação do secretário de Estado da Educação de São Paulo, Herman Voorwald, reitor afastado da Unesp.

No período da tarde, a partir das 14h30, o encontro segue com o vice-reitor da Universidade do Arizona (Estados Unidos) e diretor executivo do Consortium for North American Higher Education Collaboration (Conahec), Francisco Marmolejo; e com os reitores da Universidade de Hubei (China), Xiong Jianmin; da Universidade de Darmstadt (Alemanha), Ralph Stengler; e da Universidade de Salamanca (Espanha), Daniel Hernandez Ruipérez.

Marmolejo falará sobre a internacionalização do ensino superior não apenas nos Estados Unidos, mas também no México e no Brasil. Por sua vez, Stengler abordará o espaço ibero-americano de educação superior. A mesa terá mediação do ex-reitor da Unesp Marcos Macari.

O Fórum terá traduções simultâneas do inglês para o português e do mandarim para o português e será realizado no Memorial da América Latina, localizado na Av. Auro Soares de Moura Andrade, nº 564, em São Paulo (SP).

Mais informações: (11) 5627-0437