Notícia

O Reporter

Unesp abre centro para equipamentos de pesquisa

Publicado em 02 setembro 2011

 

 

 

Agência Fapesp - A Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu (SP), inaugurou as instalações do Centro de Desenvolvimento e Manutenção de Equipamentos de Pesquisa (CDMEQ), que atuará no desenvolvimento e adaptação de equipamentos, ferramentas ou sistemas necessários à realização de pesquisas na FCA.

O CDMEQ auxiliará professores e pós-graduandos para criar protótipos ou dispositivos úteis às suas atividades de pesquisa, caso necessitem de equipamentos que não existem no mercado ou que precisam ser adaptados para um determinado experimento.

O centro também terá a função de dar suporte às atividades de manutenção dos equipamentos utilizados nos laboratórios e experimentos em atividades acadêmicas e científicas da FCA. Além dos aparelhos utilizados nas pesquisas, o centro deverá receber equipamentos de uso comum na faculdade e que demandam muita manutenção, como aparelhos de ar condicionado e todo o aparato de informática.

Numa primeira etapa, o centro vai funcionar como um órgão de triagem para receber equipamentos que necessitem de reparos. Ao receber um aparelho, os técnicos do CDMEQ irão avaliar suas condições, identificar o tipo de defeito, conferir se há garantia ou alguma reserva técnica que possa ser utilizada no seu conserto.

A partir disso, o equipamento poderá ser encaminhado a um serviço terceirizado de manutenção ou reparado no próprio centro. A expectativa é que a atuação do centro estimule as atividades de pesquisas, além de economizar recursos para a faculdade.