Notícia

O Povo online

Unesco promove concurso

Publicado em 20 agosto 2011

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Trabalhos Escritos e Desenhos do Dia Mundial pela Paz, promovido pela Unesco no Brasil

Estão abertas até 5 de setembro as inscrições para o Concurso de Trabalhos Escritos e Desenhos do Dia Mundial pela Paz e pelo Desenvolvimento, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil.

Voltado a estudantes do ensino médio, a edição deste ano traz como tema “Química: Nossa Vida, Nosso Futuro”.

São duas categorias: Desenhos e Trabalhos Escritos. Segundo a Unesco, o objetivo é incentivar a discussão acerca dos impactos da pesquisa e dos avanços da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento e a sustentabilidade do planeta. Além disso, tem como meta a contribuição para o fortalecimento da iniciação científica e tecnológica entre os estudantes do ensino médio no Brasil.


Serão premiados os melhores trabalhos escritos e desenhos que “demonstrem o real entendimento da importância do desenvolvimento científico e tecnológico”.


Os vencedores do primeiro ao terceiro lugar – tanto os alunos como seus professores orientadores – serão agraciados com uma coleção de publicações na área de ciências, a publicação do trabalho em livro, certificado do concurso e visita a instituições de ensino e pesquisa no Brasil.


O Concurso é promovido pela Unesco, em parceria com instituições das áreas de educação e ciência. É uma atividade em comemoração a duas datas estabelecidas pelas Nações Unidas, o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento (10 de novembro) e o Ano Internacional da Química (2011), além do centenário do Prêmio Nobel de Química de Marie Curie. (com Agência Fapesp)