Notícia

Folhamax

Unemat promove conferência de texto literário e livro didático

Publicado em 17 março 2015

A conferência “O texto literário e o livro didático” com o professor Manoel Mourivaldo Santiago Almeida (USP/CNPq/Fapesp) é promovida nesta terça-feira (17.03), pela Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Sinop. O evento está marcado para começar às 19h30 no anfiteatro do campus.

A iniciativa é parte das atividades da Faculdade de Educação e Linguagem (Fael/Unemat) e do Programa de Pós-graduação Profissional em Letras (ProfLetras/Sinop), como aula inaugural da segunda turma do Profletras e também dos cursos de licenciatura em Letras e Pedagogia do campus e também do Núcleo Pedagógico de Sorriso.

A conferência deve abordar o processo de transmissão dos textos literários em material didático nas aulas de literatura, com a análise de estudos já feitos nas obras: “Quincas Borba”, de Machado de Assis e “Iracema” de José de Alencar.

O professor conferencista é graduado em letras – português/francês e com especialização em linguística pela UFMT, doutor em Filologia e Língua Portuguesa e livre docência sobre as vogais do falar ribeirinho cuiabano pela USP. Possui pós-douturado na UFMG na área de Crítica Textual. Participa do projeto Tesouro do léxico patrimonial galego e português, promovido pelo Instituto da Língua Galega da Universidade de Santiago de Compostela, e do grupo de pesquisa Crítica Textual da Fundação Biblioteca Nacional. É professor associado 2 e pesquisador da USP e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

Da Redação