Notícia

G1

Unaerp: primeira instituição de ensino superior do interior de São Paulo

Publicado em 30 julho 2011

Com 87 anos, Universidade de Ribeirão Preto tem 10 mil alunos matriculados

O Globo Ciência foi à Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) acompanhar a experiência de síntese da amônia, semelhante à feita pelo cientista Fritz Haber, tema do programa desta semana. Com 87 anos de história e dois campi - Ribeirão Preto e Guarujá -, a universidade conta com 10 mil alunos matriculados em cursos de bacharelado, licenciatura e tecnologia nas áreas de Saúde, Humanas e Exatas, além de programas de doutorado e mestrados, e quase 40 cursos de especialização lato sensu.

A universidade mantém 115 projetos de pesquisa, com financiamento próprio e dos principais órgãos nacionais de fomento - CNPq, Fapesp, Finep e Capes. Graças a esse suporte, a instituição tem 33 grupos de pesquisa certificados pelo CNPq, e os programas de Mestrado e Doutorado oferecidos são avaliados pela Capes/MEC com conceitos 5 e 4, em um máximo de 7.

Tanto em Ribeirão Preto quanto no Guarujá, a Unaerp desenvolve ações sociais junto à comunidade, totalizando cerca de 500 mil atendimentos anuais. Através de atendimentos jurídicos, educacionais, de saúde, ações de cidadania, dentre outros, a população da região se beneficia, ao mesmo tempo em que os estudantes podem ter contato com o trabalho voluntário.

Em 1924, foi fundado o que seriam os primórdios da Unaerp: a Sociedade Escola de Pharmácia e Odontologia, a primeira instituição de ensino superior do interior de São Paulo. Quatro anos depois, passou a se chamar Aerp - Associação de Ensino de Ribeirão Preto, mantenedora da Unaerp. Somente em 1985 ela recebeu o status de universidade.

Campus Ribeirão Preto (SP)

Telefone: 0800 771-8388

Endereço: Av. Costábile Romano, 2201 - Bairro Ribeirânia

Campus Guarujá (SP)

Telefone: 0800 773-7760

Endereço: Av. Dom Pedro I, 3300 - Praia da Enseada

Mais informações: http://www.unaerp.br/