A União dos Aposentados e Pensionistas do Brasil (Unsbras/Unabrasil) levou uma atividade de conscientização sobre a Doença de Alzheimer ao Rio de Janeiro (RJ), no dia 14 de setembro.
Desde 2008, em 21 de setembro é celebrado o Dia Nacional Conscientização da Doença de Alzheimer, com o objetivo de levar informações às pessoas sobre sinais de demência e o que fazer em caso de suspeita de diagnóstico. Dados de uma pesquisa divulgada em 2023 pela FAPESP dizem que, no Brasil, aproximadamente 1,7 milhão de pessoas apresentam algum tipo de demência, incluindo o Alzheimer, que é uma doença neurodegenerativa.
Com o envelhecimento da população no país, as autoridades de saúde alertam para alguns sinais que requerem atenção como problemas de memória frequentes e que afetem a rotina, dificuldade de raciocínio, alterações de humor e comportamento, entre outros. Nesses casos é recomendável que se procure um médico para a realização de exames e diagnóstico adequado.
A prática de exercícios físicos regulares, a manutenção das interações sociais, ter sono de qualidade e controlar fatores de risco, como diabetes e hipertensão são recomendações para que as pessoas diminuam as chances de desenvolver demências à medida que envelhecem.
A ação da Unsbras/Unabrasil ofereceu aferição da pressão e do nível de glicose aos presentes na ação do Rio de Janeiro e foram oferecidos 77 atendimentos, com 180 pessoas impactadas pela atividade. Confira imagens do evento: