A Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) realiza nos dias 15 e 16 de agosto o "III Congresso de Iniciação Científica". Durante dois dias serão apresentadas 71 pesquisas desenvolvidas por alunos integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - além do Programa Voluntário de Iniciação Científica. O Congresso é aberto a alunos, professores e comunidade.
A abertura do evento será na terça-feira, às 10 horas, no auditório do Centro Cultural da UMC. Em seguida, o professor José Fernando Perez, diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), fará conferência sobre o futuro da instituição no novo milênio. "O Congresso se transformou num importante fórum de debates sobre a produção científica dos alunos da UMC", ressalta o professor Jair Ribeiro Chagas, diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da UMC.
Os trabalhos dos estudantes foram desenvolvidos nas áreas de Ciências da Vida, Ciências Humanas e Ciências Exatas e de Tecnologia, nos últimos 12 meses. Entre os assuntos abordados estão: "A influência do hábito de tomar café nos níveis de pressão arterial"; "A Identidade do Internauta"; "Percepção da morte e proximidade da morte em familiares de pacientes terminais"; "Avaliação das causas associadas à desnutrição infantil no município de Mogi das Cruzes"; "Televisão exploratória x professor consciente: uma difícil batalha" e "Comunidade escolar em Mogi das Cruzes - projeto urbanístico".
PROGRAMAS
Das 71 pesquisas, 50 foram desenvolvidas por alunos participantes do Pibic, programa do qual a UMC participa desde 1997. Anualmente são oferecidas 30 bolsas de estudo pela instituição e 20 pelo CNPq, para alunos da Graduação. Os outros 21 trabalhos foram realizados por estudantes do Programa Voluntário de Iniciação Científica, pelo qual os alunos recebem orientação de professores, sem remuneração.
Dois comitês, um interno e outro externo - formado por professores da Universidade de São Paulo (USP). Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - escolherão as melhores pesquisas, que serão premiadas com placas e menções honrosas.
PROGRAMAÇÃO:
15/8 (terça-feira) - 10 horas - Abertura do Congresso e conferência "Fapesp no Novo Milênio", com o professor José Fernando Perez, diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (Auditório do Centro Cultural da UMC).
14 às 18 horas - Apresentação das pesquisas no Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (Prédio I).
16/8 (quarta-feira)
9 às 11 horas - Sessão de posters — apresentação dos trabalhos em fotografias - (Ante-sala do auditório do Centro Cultural).
11 horas - Encerramento (Auditório do Centro Cultural). Informações no telefone. (Oxx11) 4798-7068.
Notícia
Mogi News online