São Paulo vai realizar neste mês uma exposição para contar a recente história da pesquisa genômica no país. A montagem Genoma ao Vivo - Uma Viagem ao Mundo da Ciência é a primeira mostra do país realizada no estilo "exposição-espetáculo". O evento gigantesco utilizará os mais modernos recursos de multimídia para atrair pessoas de todas as idades.
Os visitantes poderão entender como o Brasil ingressou e está crescendo nessa área. cuja história começou em 13 de julho de 2000. Na ocasião, a revista científica Nature publicou a notícia do seqüenciamento integral do genoma da bactéria Xilella fastidiosa (que causa a praga do amarelinho nos laranjais) realizado por cientistas brasileiros. Os pesquisadores se concentraram em estudar organismos prejudiciais à agricultura do país e entraram na linha de frente desses estudos.
O público também vai conhecer a iniciativa conjunta de vários países para mapear o material genético do homem, marco da ciência moderna, e entender por que é tão importante conhecer o genoma. O projeto da mostra contou com a ajuda direta de 180 cientistas da área de biotecnologia, encarregados de desenvolver a parte técnica. Foram contratados também cenógrafos e arquitetos para traduzir visualmente o que é o seqüenciamento genético.
A exposição foi dividida em três etapas. A primeira, bem dietética, explica ao visitante a evolução do pensamento científico através dos tempos, até chegar à fase da genética.
A segunda parte da mostra, onde o cenário deve lembrar uma nave espacial, apresenta as descobertas sobre a genética - principalmente as brasileiras - revelando, inclusive, pesquisas que estão sendo realizadas hoje por diversos grupos de cientistas do Estado de São Paulo.
A última etapa da exposição, chamada Espaço Vivo, é destinada a debates, projeção de filmes e cursos sobre a genômica para o público não especializado.
Genoma ao Vivo - Viagem ao Mundo da Ciência - Pavilhão da Pinacoteca, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Em junho (sem data de abertura definida até o fechamento desta edição).
Notícia
Galileu