Notícia

Jornal da Unesp

Uma Pós-Graduação para novos tempos

Publicado em 01 julho 2013

Por Daniel Patire

A Pró-reitoria de Pós-Graduação (PROPG) realizou o IV Encontro de Coordenadores de Pós-Graduação da Unesp. O evento reuniu cerca de 200 professores dos 123 programas de pós-graduação e servidores técnicos das Diretorias Técnicas Acadêmicas (DTA) e Seções Técnicas de Pós-Graduação (STPG) das unidades universitárias, além de toda a equipe da Pró-reitoria. E marca o início da gestão dos novos coordenadores dos programas, que começou na primeira semana do mês de junho. O encontro aconteceu em Atibaia, interior de São Paulo, nos dias 12, 13 e 14 de junho.

“Esse é um momento em que os novos coordenadores e os conselhos de curso tomam as principais decisões para a rota dos  programas. Por isso, gostaríamos de abastecê-los com informações da Pós-Graduação da Universidade e do Brasil”, disse o pró-reitor da PROPG, Eduardo Kokubun. “E também busca aproximar a gestão dos programas do Plano de Desenvolvimento Institucional da Unesp (PDI).”

Para promover o debate entre os presentes, foram organizados seminários com o diretor de Avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Lívio Amaral, o diretor científico da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), Carlos Henrique Brito Cruz, Tânia Regina de Luca, assessora da Vice-reitoria e coordenadora do PDI, Vanderlan da Silva Bolzani, diretora executiva da Agência Unesp de Inovação (Auin), a professora Gladis Massini Cagliari, da Faculdade de Ciências e Letras, Câmpus de Araraquara e coordenadora da Comissão Assessora da Câmara Central de Pós-Graduação (CAPG), e o consultor do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), Paulo Sérgio Cereda.

Panoramas

Os novos coordenadores assumem seus postos em um cenário em transformação, segundo o pró-reitor. Desde a década de 1960, as pesquisas científicas eram regulamentadas pelo próprio corpo de pesquisadores, e sucessos e progressos eram medidos por indicadores bibliométricos, como número de publicação de artigos ou livros, e os fatores de impacto medidos pela citação dos trabalhos. A partir do novo século, a Ciência necessita responder à sociedade, e o conhecimento gerado deve ter aplicação para ela.

Ao se mudar o paradigma, novos desafios são impostos. Entre esses, Amaral cita a necessidade da transferência do conhecimento das universidades para a sociedade. De acordo com o diretor da Capes, a Pós-Graduação no Brasil é o nível de Educação que mais se desenvolve. Em 1987, eram titulados, aproximadamente, 1 mil doutores em todo o país; 24 anos depois, recebiam esse título cerca de 12 mil estudantes.

No mesmo período, o número de artigos publicados passou de quase 3 mil para valores próximos de 33 mil. Em 2010, a posição brasileira no ranking de produção científica mundial era a décima terceira, à frente de Holanda, Rússia e Taiwan. “O sucesso da pós-graduação é resultado de uma política de Estado, que conta com um processo de avaliação permanente”, disse Amaral.

O Estado de São Paulo coloca 1,6% do seu PIB (Produto Interno Bruto) em desenvolvimento de pesquisas, segundo Brito Cruz. Essa porcentagem é superior à de muitos países, como Rússia, Itália e o próprio Brasil. Para o diretor da Fapesp, os conhecimentos gerados nas universidades públicas estaduais paulistas precisam aumentar seu impacto intelectual, econômico e social, por meio de inovações tecnológicas, formação de profissionais para a Educação, e um aumento da cooperação internacional.

Apoio

Para auxiliar na gestão da coordenação dos programas frente às novas demandas, a professora Tânia de Luca apresentou aos participantes uma metodologia de administração usada por gestores públicos nas diferentes esferas de poder, e também pelo grupo responsável pelo PDI. A técnica conhecida por “SMART” (eSpecífico, Mensurável, Atingível, Relevante, (Tempo) determina a fixação de objetivos específicos e o estabelecimento de indicadores para a avaliação constante.

Um outro desafio a ser enfrentado pela Pós-Graduação está relacionado à transferência de conhecimento para a sociedade. Neste ponto, os pesquisadores da Unesp recebem o apoio da Auin. “A Agência é a articulação entre o setor produtivo, o setor público e a Universidade”, disse Vanderlan.

“Dentro do evento, houve um espaço para que os coordenadores, divididos em grupos por áreas, descrevessem problemas, metas e como medir impactos sociais dos programas. A intenção é agregar essa contribuição no Plano de Desenvolvimento da Pós-Graduação da Unesp”, concluiu o pró-reitor.