Por Leila Kiyomura, do Jornal da USP / Especial Centenário 1922-2022
" Eu acho, Drummond, pensando bem, que o que falta pra certos moços de tendência modernista brasileiros é isso: gostarem de verdade da vida. Como não atinaram com o verdadeiro jeito de gostar da vida, cansam, ficam tristes ou então fingem alegria, o que ainda é mais idiota do que ser sinceramente triste."?
Em conversas registradas em uma troca de cartas, os amigos Mário de Andrade e Carlos Drummond de Andrade não poderiam imaginar que suas reflexões sobre a vida, o casamento, o samba, o povo nas ruas pudessem, no futuro, se tornar tema de debates entre os maiores pesquisadores da arte e cultura brasileiras. E que estes fossem se reunir, um século depois, em um debate virtual para repensar a década de 1920 e analisar o impacto do Modernismo na agenda cultural do País.
Essa conversa vai ao ar no próximo dia 16, a partir das 10 horas, durante a conferência O Modernismo no Contexto dos Estudos Brasileiros e da Agenda Cultural, com abertura do professor Marco Antonio Zago, presidente da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), que promove o evento, a ser transmitida pela plataforma Youtube. Será mediada por Flávia Camargo Toni, professora e vice-diretora do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP. E terá a participação de Telê Ancona Lopes, especialista em Literatura Brasileira e Professora Emérita do IEB, e de Walnice Nogueira Galvão, crítica literária, ensaísta e Professora Emérita da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. A conversa atravessa o oceano para ouvir Jacqueline Penjon, Professora Emérita da Universidade Sorbonne Nouvelle, em Paris, na França, especialista em literatura, léxico e tradução e autora de diversos livros, como Littérature et Modernisation au Brésil (2004) e La Fête dans le Monde Lusophone: le Carnaval et son Cortège (2012).
“Em se tratando de uma mesa-redonda, há certos aspectos que emergem do diálogo entre as convidadas Telê Ancona Lopes, Walnice Nogueira Galvão e Jacqueline Penjon”, observa a professora Flávia Toni. “Mas, como o tema diz, vamos falar sobre o Modernismo no contexto dos estudos brasileiros e da agenda cultural. Isso porque temos três estudiosas de literatura e cultura brasileira, pesquisadoras que conhecem profundamente autores como Guimarães Rosa, Mário de Andrade e Euclides da Cunha, portanto, sempre ambientadas nos estudos sobre a moderna cultura brasileira e sobre o Modernismo.”
"Temos vários aspectos pouco conhecidos sobre a história da Semana de 1922 e sobre seus desdobramentos."
Para quem for acompanhar o encontro, Flávia Toni destaca, como musicóloga, a importância dos diálogos entre os artistas e intelectuais. “Esses diálogos se multiplicam, a partir de 1922, pois são criadas muitas possibilidades de intercâmbio e fruição das artes”, observa. “Isso é uma realidade para São Paulo. Temos vários aspectos pouco conhecidos sobre a história da Semana de 1922 e sobre seus desdobramentos. Por isso as revisões são importantes e prolíficas, ainda que se trate de um centenário, ou talvez por causa disso.”
Flávia estuda a obra musical de Mário de Andrade há 40 anos. Mas lembra aos pesquisadores que os sons do Modernismo ainda têm muito para ser analisado e descoberto. “As pesquisas sobre as fontes primárias são fundamentais, pois muitos enganos foram perpetuados pela ausência de rigor na transcrição e reprodução de documentos e de dados. Além disso, há provavelmente muitas fontes documentais que ainda não foram exploradas ou foram pouco analisadas”, comenta. “No caso da música, um exemplo é o desconhecimento da música de Villa-Lobos que foi tocada nos três concertos de fevereiro de 1922, lacuna que talvez seja preenchida a partir de agora, com a gravação de toda sua obra.”
A conferência O Modernismo no Contexto dos Estudos Brasileiros e da Agenda Cultural, promovida pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), acontece no dia 16 de fevereiro, quarta-feira, às 10 horas, com transmissão via plataforma Youtube. As inscrições devem ser feitas neste link.
Voltar lista de eventos