Notícia

Portal Fator Brasil

Uma apresentação crítica da Economia

Publicado em 12 fevereiro 2008

Utilizado em vários cursos de Economia por décadas, o clássico texto do professor Wilson Cano, Introdução à Economia, é um livro escrito em linguagem acessível que desmistifica os termos técnicos e busca ampliar o espírito crítico. Agora, a Editora Unesp publica uma 2ª edição revisada e ampliada em vários de seus tópicos pelo autor.

O objetivo deste texto, desde a sua primeira versão em 1970, sempre foi o de, juntamente com a explicação sobre os conhecimentos básicos de Economia, desnudar "nossa problemática e nossas estruturas subdesenvolvidas". Ou seja, criar uma visão crítica dos processos econômicos em oposição ao pensamento único que trabalha com uma visão de curto prazo e que focaliza nas metas de inflação e no déficit público em detrimento da visão de crescimento e do desenvolvimento.

Cano inicia com uma introdução à noção de sistema econômico e como e por que se faz a produção de bens e serviços. Em seguida, aborda a complexidade da circulação da produção, os efeitos decorrentes da interação internacional e as diferentes formas pela quais o Estado atua na economia. Além destas noções, mostra como uma empresa funciona "da porta para dentro" e que tipos de efeitos ela gera no sistema. Por fim, introduz o leitor no complexo sistema monetário e financeiro e entra na temática de distribuição da renda e da propriedade e sua enorme e crescente desigualdade.

Alternativa crítica à visão tecnocrática dos economistas que tentam impor a economia como uma verdade científica universal, Introdução à Economia integra os ensinamentos fundamentais da economia e suas principais categorias analíticas numa visão histórica, lastrada pela Teoria do Desenvolvimento Econômico, em que as diferenças entre os países desenvolvidos e os subdesenvolvidos são, a todo o tempo, advertidas ao leitor.

O autor — Wilson Cano é doutor em Ciências Econômicas pela Unicamp, onde é professor titular. Membro vitalício do conselho curador da Fundação Economia de Campinas e consultor da Fapesp. É autor de Desequilíbrios regionais e concentração industrial no Brasil 1930-1970 e Soberania e política econômica na América Latina, entre vários outros títulos. Lançado pela Editora Unesp, 296 páginas, formato: 14 x 21 cm, preço: R$ 42 | ISBN: 85-7139-732-3. Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br