Notícia

Revista Amazônia

Uma Abordagem Wittgensteiniana para o Ensino de Conceitos nas Ciências

Publicado em 26 maio 2017

Agência FAPESP – “Uma Abordagem Wittgensteiniana para o Ensino de Conceitos nas Ciências” será o tema do Seminário de Ensino de Ciências no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) no dia 30 de maio de 2017, às 16h.

A palestrante será Cristiane Gottschalk, professora da Faculdade de Educação da USP, pesquisadora do grupo Filosofia da Linguagem e do Conhecimento e líder do grupo Filosofia, Educação, Linguagem e Pragmática. É membro do núcleo de sustentação do GT-Wittgenstein da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof).

Gottschalk apresentará mecanismos de formação “de uma imagem de mundo pela criança, e como este processo vai sendo ampliado pela ciência e pela educação”.

“Os enunciados que expressam esta imagem de mundo são denominados pelo filósofo de proposições gramaticais, condições de sentido de nossas descrições empíricas. A confusão filosófica se instaura, segundo Wittgenstein, quando somos aprisionados pela força do modelo referencial da linguagem, confundindo certezas (expressas pelas proposições gramaticais) com conhecimento. Transpondo estas ideias para o ensino de ciências, alguns exemplos serão dados para mostrar que boa parte das dificuldades de aprendizagem tem origem nesta confusão”, disse.

A palestra ocorrerá no auditório Adma Jafet do IFUSP. A participação é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.

Mais informações: http://portal.if.usp.br.

Agência FAPESP