Notícia

Jornal da Ciência online

Um pacto pela ciência

Publicado em 25 setembro 2020

“USP, Unesp e Unicamp unidas em torno de um projeto de governança com visão de futuro”, salienta Jacques Marcovitch, professor emérito da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, em artigo para o Estadão

No curso da pandemia de covid-19 tornaram-se visíveis os benefícios sociais proporcionados pelas três universidades estaduais de São Paulo, representadas por seus cientistas, laboratórios e hospitais de grande porte. Esse sistema de ensino, pesquisa e extensão de serviços à comunidade, formado pela USP, pela Unicamp e pela Unesp, responde por 34% da produção científica de todo o País, com estudos de alto impacto. E quando falamos de impacto elevado nos referimos, sobretudo, a conhecimentos geradores de proveito para a sociedade.

Mesmo com o significativo desempenho já mencionado, as três instituições empenham-se, conjuntamente, no Projeto Métricas, com apoio da Fapesp, no objetivo de aprimorar o desempenho acadêmico e fortalecer mais ainda sua presença nas comparações internacionais. Esse projeto é fruto de inédita parceria entre a USP, a Unicamp e a Unesp e pode ser visto como um pacto pela ciência, no qual será indispensável a participação do Executivo, do Legislativo e da sociedade civil.

Veja o texto na íntegra: O Estado de S. Paulo

O Estado de S. Paulo não autoriza a reprodução do seu conteúdo na íntegra. No entanto, é possível fazer um cadastro rápido que dá direito a um determinado número de acessos.