Notícia

Gazeta Mercantil

Um novo parque será instalado na capital

Publicado em 10 novembro 2006

O governador Cláudio Lembo destacou ontem, durante a cerimônia de assinatura do protocolo de intenções para a implantação do Parque Tecnológico de São Paulo, que os EUA são uma potencial mundial porque investem em tecnologia. Na avaliação de Lembo, os parques tecnológicos são a única alternativa para o Brasil embarcar num processo de crescimento exponencial. "O projeto é um avanço importante, pois a tecnologia é a mola propulsora para o desenvolvimento de qualquer país", destacou o governador paulista.

Também participaram do evento o prefeito Gilberto Kassab; a secretária de Ciência Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Maria Helena Guimarães de Castro; e o coordenador do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, João Evangelista Steiner.

Ficou estabelecido um Grupo de Trabalho, composto por representantes indicados pelos signatários e sob a coordenação do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, que irá elaborar uma agenda de atividades para criação do Parque em São Paulo e definir as atribuições de cada uma das partes envolvidas no projeto. O próximo passo é a contratação de um estudo de viabilidade econômica e financeira do projeto.

A Secretaria Municipal de Planejamento e a Fapesp serão responsáveis pelos estudos iniciais. Após essa fase será feito um levantamento para definir qual será o perfil do parque da capital, além da revisão do plano diretor que incluirá a nova vocação da região que se pretende utilizar para abrigar o empreendimento. A princípio, a região prevista abrange uma parte do bairro Jaguaré e outra da Vila Leopoldina.