Notícia

Informe MS

Um guia prático de campo

Publicado em 13 novembro 2008

O livro Árvores da floresta estacional semidecidual: guia de identificação de espécies será lançado nesta sexta-feira (14/11), às 19 horas, na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos, em São Paulo, capital.

Trata-se de um guia elaborado com o objetivo de facilitar a identificação em campo de espécies arbóreas que ocorrem na floresta estacional semidecidual, que cobria toda a face ocidental da área de domínio da Mata Atlântica.

O livro foi feito com base no projeto “Quarenta hectares de parcelas permanentes”, ligado ao Programa Biota-Fapesp, que estudou as espécies da Estação Ecológica de Caetetus – um dos últimos remanescentes dessa floresta no Estado de São Paulo.

Os autores são Viviane Soares Ramos, Giselda Durigan, Geraldo Franco, Marinez Ferreira de Siqueira e Ricardo Ribeiro Rodrigues. Rodrigues é o coordenador do Programa Biota-Fapesp.

O livro apresenta a chave de identificação baseada em caracteres vegetativos, acompanhada de um glossário ilustrado dos termos técnicos, ao lado de ilustrações que mostram a aparência da casca, ramos, folhas, flores e frutos e algum detalhe adicional que contribua para facilitar o reconhecimento da planta.

O público-alvo são profissionais que trabalham na área, coletores de sementes, viveiristas, paisagistas, professores e pessoas fascinadas por árvores e florestas em geral.

Fonte: Agência Fapesp