Notícia

Direcional Condomínios

Um breve histórico da sindicância

Publicado em 21 julho 2021

Por Rodrigo Karpat

Os condomínios como conhecemos hoje surgiram durante a primeira e segunda décadas do século XX. Principalmente após a 1ª Guerra Mundial. Dentro desse cenário, o Código Civil brasileiro de 1916 ainda ignorava completamente esse tipo de empreendimento, sem nada ser mencionado.

Apenas em 1928, com o Decreto de nº 5.481/1928, os empreendimentos começaram a ser citados em lei. Esse, especificamente, dispunha sobre a alienação parcial dos edifícios de mais de 5 andares e diferenciava as partes comuns das exclusivas, por exemplo. Além disso, em seu artigo 8º[1], o decreto dispunha pela primeira vez sobre a questão da administração do imóvel.

Esse decreto foi posteriormente modificado pelo Decreto n.º 5.234/1943 e, cinco anos mais tarde, pela Lei n.º 285/1948. Estes dois casos não alteravam em nada a função da administração disposta no Decreto de nº 5.481 de 1928. Os mesmos eram focados na ampliação das leis no sentido de abarcar empreendimentos com menos pavimentos.

Assim como mostrado, a utilização de uma pessoa para gerenciar o condomínio (o síndico) era algo comum nos empreendimentos pelo país, porém, apenas em 1964, através da Lei Federal 4.591/64, que foi estabelecida as bases para o funcionamento de condomínio tendo a existência da figura do síndico como uma exigência legal.

Isso se manteve até janeiro de 2003, quando, a partir do novo Código Civil, a Lei 4.591/64 foi modificada, mas manteve em vigência os artigos que não contrariaram o novo diploma. O Novo Código Civil teve o acréscimo de 10 artigos que versam especificamente sobre a função do síndico e da administração, apontando a responsabilidade do mesmo para com o condomínio, convocação de assembleias, criação do Regimento Interno, destituição, representação do condomínio diante da justiça etc.

As maiores mudanças no Novo CPC, foram relacionadas a multas e em relação a destituição do síndico, que só pode ocorrer tendo a maioria absoluta dos presentes em assembleia (metade mais um), e não mais 2/3, como na versão anterior. Todas essas mudanças sempre visaram adequar a legislação condominial com aquilo que ocorre na prática no dia a dia.

A chegada do síndico profissional

Por mais que desde o Código Civil de 1964 existisse a possibilidade da função do síndico profissional, neste sentido:

Art. 22“§ 4º Ao síndico, que poderá ser condômino ou pessoa física ou jurídica estranha ao condomínio, será fixada a remuneração pela mesma assembleia que o eleger, salvo se a Convenção dispuser diferentemente”;

foi só a partir do Novo CPC e mais especificamente nos últimos 10 anos, que a função ganhou destaque e importância na administração condominial.

Isso ocorreu por dois motivos muito claros: primeiramente, ainda mais nas grandes cidades, a vida atribulada impede que uma pessoa consiga ter um trabalho regular e simultaneamente se dedicar a administrar o condomínio no qual mora. Isso faz com que existam condomínios onde nenhum condômino quer para si essa responsabilidade. Além disso, a partir da primeira década do Século XXI, empreendimentos cada vez maiores foram surgindo pelo país, alguns com mais de 2.000 unidades. Condomínios como esses são como verdadeiras cidades, tendo um grande número de moradores, visitas, funcionários, prestadores de serviço etc. Para equacionar tudo isso, é preciso de um síndico que se dedique inteiramente a administração desse condomínio.

Dado esse cenário, foi-se o tempo em que os condomínios contavam com síndicos que tinham o perfil de aposentados ou pessoas que não trabalhavam, e por isso tinham tempo para exercerem o cargo. Isso mudou, principalmente, de uma década para cá. Além da chegada do síndico profissional, que é alguém que tem como profissão, administrar condomínios, hoje o perfil do síndico-morador é de um empresário, advogado, engenheiro, administrador que concilia a sua atividade principal com a de síndico, pois gerir um condomínio, principalmente os de grande porte, se assemelha e muito a dirigir uma empresa.

Dessa forma, a busca pela profissionalização, hoje, vem sendo uma exigência no mundo condominial. Isso fez com que tivéssemos mudanças nesse cenário no sentido que a partir de 2011 surgiram alguns projetos de lei que têm o intuito de regulamentar a profissão do síndico. É o caso do PL (2011) de autoria do Ex-governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo, e do PL Nº 348 (2018), de autoria do Senador Hélio José.

Estes projetos ainda estão longe de serem aprovados e diferentemente das leis e decretos que tivemos anteriormente no sentido de beneficiar a profissão, essa é uma questão que não irá impactar na profissionalização da profissão, pois ela já é uma realidade, pelo contrário, a regulamentação, se não for bem-feita, pode trazer prejuízos e criar uma reserva de mercado perigosa atentando contra o livre exercício da profissão de síndico (Parágrafo único, Art. 170, da Constituição Federal[2]).

Isso porque o poder do Estado de interferir em determinada atividade para limitar seu livre exercício só se justifica se o interesse público assim o exigir.

Da profissionalização para a regulamentação da profissão é um caminho longo e precisa ser avaliado se é realmente necessário. O STF entende que a regulamentação de profissões é legítima quando houver “potencial lesivo” na atividade exercida e o inequívoco interesse público.

De qualquer forma, o que vemos é que nunca a função de síndico ganhou tanta importância como nos últimos tempos. Isso porque a figura do síndico é essencial para a boa administração de um condomínio. Hoje essa função precisa estar na mão de alguém preparado para lidar com todas as particularidades que esse cargo exige. Por isso, cada vez mais o síndico deve ter a assessoria de uma equipe a fim de auxiliá-lo na administração, é o caso do corpo diretivo, subsíndico, administradora, assessoria jurídica etc.

A tendência é cada vez mais as cidades se verticalizarem, fazendo com que a demanda por síndicos capacitados seja cada vez maior. Para se ter uma ideia desse crescimento de empreendimentos verticais (prédios) residenciais, na cidade de São Paulo, segundo pesquisa do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp), os imóveis residenciais verticais, os apartamentos, saltaram de 767 mil unidades (com 108,7 milhões de m2), em 2000, para 1,38 milhão (com 190,4 milhões de m2), em 2020. Isso fez com que pela primeira vez, a capital tenha mais residências em prédios do que em casas e a tendência é crescer.

Ser síndico exige conhecimento e aptidão para lidar com os problemas e questões advindas da administração. É pela gestão dele que um condomínio poderá ser um sucesso ou um fracasso e, para isso, um síndico bem-preparado é condição indispensável na busca por uma gestão condominial moderna, plural e democrática.

[1] Art. 8 A administração do imóvel, no que respeita aos serviços que interessam a todos os moradores, como sejam os de esgoto, agua, iluminação, telefone, elevador, asseio, desinfecções, vigilância interna e portaria, caberá a um dos proprietários do apartamento ou a terceiro, eleito bienalmente, ou antes, em caso de vaga, por maior de votos dos condominio.

[2] Art. 170 da CF, Parágrafo único. É assegurado a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização de órgãos públicos, salvo nos casos previstos em lei.

 

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
CBN Notícias Rede TV! Nexo Jornal Estadão.com TV Globo Casa Vogue online G1 Diário do Grande ABC online IstoÉ online IstoÉ Dinheiro online TV Globo Estado de Minas online Estado de Minas online UOL BOL O Estado de S. Paulo Estadão.com UOL Yahoo! Correio Braziliense online Agência Brasil IstoÉ online Folha de Pernambuco online Portal Exame IstoÉ Dinheiro online Yahoo! BOL Diário de Pernambuco online Correio Braziliense online Portal R7 De Fato Rondônia Resumo Online Focado News Blog 3 Poderes Expressão Mearim Clube News O Liberal (Americana, SP) online Guia Olá SP Press From Brasil (EUA) Portal InvestNE Jornal Dia Dia Jornal Folha Noroeste 93 Notícias Brasil Agora Revista Tipo Manaus Click Paraná Radar Imobiliário Visor Notícias Clic SC Nosso Estado SC Capital Soberana TV Brusque Tribuna Paulista O Melhor da Cidade Lucas em foco Portal dos 3 Jornal de Ponta Campo Grande Informe Jornal Guaru News online TaubatéOn GuairaNews Afina Menina Finsiders Guia Olá SP SíndicoNet Crônicas Minha Lupa News Brasil em Folhas online Folha Livre Rádio Mais Alegria AM 1060 Rádio Sauípe FM 102,9 Rádio Soul Vida 87,5 FM Sou Catarinense MSN Jundiaí Online Garanhuns Notícias SR Notícias A Voz dos Municípios (Laranjeiras, Sergipe) online São Paulo São Barulho Curitiba PaiD'égua Online Mega Moveleiros online Jornal da USP online Brasília Total Sistema Costa Norte de Comunicação Conexão Marília Rádio Comunitária de Ribeirão Claro Nova FM 104,9 Agora Região Bastidores do Poder Sinduscon PE Relata Bahia Revista Enfim online Portal Simonésia Notícias ao Minuto Informação & Negócios Jornal A Cidade (Ponta Porã, MS) Qual Imóvel Consultor Jurídico Juristas Blog O Gestor Imobiliário Diário do Litoral (Santos, SP) Diário do Condomínio eCycle Paralelo Amarelo A Onça Bem Paraná online Apê11 Cabreúva Online Jornal Gazeta do Estado Gazeta Brazilian News (EUA) online Gazeta de Piracicaba online Diário de Três Lagoas Correio da Manhã Redação MT Atualidade Política Acre ao Vivo Notícias Aqui UOL Notícias Notícia SAJ Nitro News Brasil NX1 OffNews Jornal O Impacto Planeta Pará Negócios em foco Sonho do Primeiro Imóvel Blog V de Vininha É POP na Web! De Olho na Ilha Broadcast (Estadão) A Curiosa Meio & Negócio Llaranja'S Falando de Gestão ISN Portal Agência O Globo Jornal XIS da Questão online Preço Celular Notebook Online Arapongas Mais OverBR Dino Oficial (Notícias Dino) Sobre Isso Vagas Estágio Bolsa Valor Bahia de Valor JBN Bahia Notícias Revista Beer Art online Agencia Rede Sobre Promoção Portal Comunique-se Fazer Como Estágio BR Dinheiro na Conta Colombo Notícias Melhor Celular Hotel e Praia Inteligência & Inovação Imposto IRPF Hypeness MSN MSN Abecip - Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança Crônicas da Cidade Minha Pará de Minas Central Locadora Jardim Informa Gazeta de S. Paulo online Veja São Paulo Diário do Ribeira Somos Notícia Tribuna de São Paulo SAPO Brasil Tangará em Foco Liga Blog Rádio Água Clara News Jornal da Gente - SP Bettersom O Sul Perfil (Brasil) DF Soberano Correio Popular (Campinas, SP) online Atividade News Empresas S/A Relato News India Education Diary (Índia) Jornal da Gente online Jornal O São Paulo Vvale Jornal da USP online Qual Imóvel Jornal Estação Oldephartte Leia Notícias Blog Opit's LinkFest (Canadá) Portal GRNews Blog DecorDiario ISN Portal Rede BCN Abecip - Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança Head Topics (Portugal) SíndicoNet Portal Fator Brasil Agora ES online Marcas e Mercados Info na VWeb Virtus Recursos Humanos Administradores Coisas da Vida FM Metropolitana Online Engenharia é Brasil em Folhas online Ab Notícias News Folha de Iperó Jornal de Piracicaba online Dom Total MSN Poder360 Metro Jornal MundoGEO Universo Condomínio Renova Mídia Universo Notícias Titulares.ar (Argentina) The Rio Times Jornal Franquia Leia Já Rádio Maringá Últimas Notícias Blasting News (Suíça-Brasil) Jornal Correio do Povo de Alagoas Bill Noticias MSN Dinheiro Rural online Folha Vitória online Diga Bahia ClickPB Vale do Piancó Noticias JorNews A Gazeta do Amapá Portal dos Fatos ISN Portal 98FM Apucarana Aqui Acontece Rádio Nova Onda FM 87,9 Pequi FM 87,5 Rádio Cidade Nova FM 104,9 Central Brasil Notícias R3 Notícias Rádio Cultura FM 101,7 Rádio Nova Aliança FM 105,9 Rádio Sat Peruíbe FM 87,9 Imbaú FM 87,9 Rádio Liberdade FM 87,9 Diário de S.Paulo online Yahoo! Vida e Estilo São Bento em Foco Brasil Agora Vitória News FasterNet Portal do Holanda Correio do Papagaio online The World News (Ucrânia/Brasil) Diário de Cuiabá online CGN Jornal do Oeste (Toledo, PR) online Tribuna de Petrópolis Tribuna do Norte (Natal, RN) online TN Online Barulho Curitiba Diário do Sudoeste (Pato Branco, PR) online Tribuna do Agreste Jornal de Itatiba online Meon Guarulhosweb Tribuna do Sertão Jornal Estação online HiperNotícias Metro Jornal online IRIB - Instituto de Registro Imobiliário do Brasil Revista Portuária online Portal de Finanças Falando de Gestão Jornalismo 24 Horas Rede Agora de Notícias Portal GMC Online Folha de Valinhos online Then24 Terra MSN Portal Gazeta Gospel Portal Rondônia Portal City News Bomba Bomba Canabrava 104.9 FM To Circulando TV Rio Preto Wiy Solutions Atual MT Au Online Blog do Amarildo Poliarquia Tá no site Jornal Entre Cidades A Crítica do Acre Repórter Maceió Jornal de Piracicaba online SC Hoje News O Bom da Notícia O Combatente online Os Cobras da Notícia Portal Hortolândia Cardoso & Advogados Associados BF News Capital MSN Mato Grosso Mais Notícias O Rolo Notícias Douranews Cidade Notícia Portal Manhumirim O Taboanense Bocaina Informa Portal Ribeirão Preto Portal Mato Grosso Sistema Costa Norte de Comunicação Jornal do Vale (Ceres, GO) online Sabará Notícias Gazeta Play Jornal O Diário (MT) online - Clique F5 The World News (Ucrânia/Brasil) Goiás Notícias Grajaú News Mundo e Negócios Rádio Cristalina FM 103.7 Inforbrnet Tarobá News TV Caeté Xingu 230 Rede Interativa Tribuna MS Portal NBO Campo Belo em Foco Acontece no RS Oeste 360 Diário D4 Notícias Toni Rodrigues Portal Afunilados REEN - Rede de Entretenimento, Esportes e Notícias Blog O Correspondente Super Notícia 91,7 FM Grava News - Jornal de Alfenas Sistema Provincia Mix Vale O Povo online O Tempo online Dinheiro Rural online Veja São Paulo online Jornal de Jundiaí online Planeta Osasco Deputado em Foco Aqui Notícias online Repórter Diário TV Hortolândia O Liberal (Americana, SP) online Veja São Paulo online Revista Viver Goiás online Zero Hora online Correio Popular (Campinas, SP) online A Crítica (MS) online Sua Cidade em Revista Crazykiwi Jornal Digital Kennedy em Dia Dicas BH Guarulhos Hoje Portal Agora Notícias Portal Marcos Santos