Notícia

CM Consultoria

"Um Brasil, dois olhares" é tema de exposição da biblioteca da EESC-USP

Publicado em 23 agosto 2013

A Biblioteca da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP recebe, até o dia 13 de setembro, a mostra fotográfica "Um Brasil, dois olhares - o Brasil captado pelas lentes de um brasileiro e de um russo".

Composta por fotografias do russo Vladimir Fokin e do brasileiro Clever Ricardo Chinaglia, produzidas entre 2008 e 2012, a exposição mostra tanto um Brasil que poucos conhecem – como a Trilha do Pati, na Chapada Diamantina (BA), e uma caverna na região inexplorada do Vale do Ribeira (SP) –, quanto um país comum, com rostos, cores e sabores característicos. Também faz parte da mostra um Brasil que quase ninguém vê, formado pelo micromundo dos cristais e das microestruturas, elementos que os fotógrafos exploram em seus trabalhos científicos.

A primeira exposição dessas fotos aconteceu no ano passado, na Rússia, na Galeria de Arte do Fundo Soviético de Cultura.

A Biblioteca da EESC fica no campus 1 da USP em São Carlos, localizado à Avenida Trabalhador são-carlense, 400.

Sobre os autores

Vladimir Fokin é russo, tem 67 anos e é pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), no Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É um fotógrafo entusiasta, interessado especialmente em retratar pessoas e seu entorno cultural.

Também entusiasta e pesquisa do mesmo departamento, o fotógrafo Clever Ricardo Chinaglia é brasileiro e tem 42 anos. Engenheiro por profissão, é montanhista de coração e participou da fundação do Centro Universitário de Montanhismo e Excursionismo (Cume), em 1991. Tem especial interesse em fotografar a natureza.

Redação

Fonte: SÃO CARLOS EM REDE - São Carlos/SP