Notícia

Comando Notícia

Últimos dias para se inscrever na nova edição de Escola São Paulo de Ciência Avançada sobre técnicas de luz síncrotron de 4ª geração (2 notícias)

Publicado em 04 de abril de 2024

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
site.unifesp.br
Por Comando Notícia

jovens pesquisadores do Brasil e do mundo para discutir as oportunidades recentes oferecidas pelas técnicas experimentais avançadas disponíveis no Sirius, a fonte de luz síncrotron brasileira de 4ª geração.

 

Os interessados devem conferir a documentação exigida e se inscrever na página do evento até o dia 15 de abril de 2024.

Ao longo das últimas décadas, as fontes de luz síncrotron têm desempenhado um papel significativo no desenvolvimento das ciências naturais e engenharia modernas. Com ampla variedade de técnicas experimentais disponíveis, as fontes de luz síncrotron revolucionaram a maneira como os cientistas estudam e caracterizam os materiais nos campos da Física, Química, Biologia, Saúde, Energia, Novos Materiais, Meio Ambiente e muitos outros.

O curso reunirá no campus do CNPEM cerca de 100 estudantes selecionados, entre recém-graduados e jovens pesquisadores de Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado, provenientes de instituições do Brasil e do exterior. Durante duas semanas, esses participantes assistirão a palestras sobre uma série de tópicos, incluindo introdução aos aceleradores síncrotron e as técnicas experimentais envolvendo feixes de radiação síncrotron.

A natureza interdisciplinar do evento, aliada à colaboração do Comitê de Usuários do LNLS que inclui pesquisadores de diversas instituições em todo o Brasil, contribuirá para a troca de experiências entre jovens pesquisadores, professores e pesquisadores experientes. Além de palestras, serão organizadas sessões de pôsteres e visitas as instalações de pesquisa. Estão previstos, ainda, tutoriais práticos acerca dos experimentos conduzidos nas estações experimentais do Sirius, demonstrações sobre controle dos aceleradores, bem como análise e simulações de dados ministrados pelos pesquisadores do LNLS nas linhas de luz do laboratório.

O tema é particularmente relevante para o cenário científico brasileiro, já que o Sirius é uma das mais modernas e brilhantes fontes de luz síncrotron já construídas no mundo. Atualmente, dez linhas de luz estão abertas para a comunidade científica e tecnológica, dentre um conjunto de 14 linhas inicialmente planejadas para cobrir uma grande variedade de programas científicos. Um dos objetivos do SyncLight 2024 é justamente auxiliar na formação e treinamento de uma nova geração de pesquisadores-usuários, aptos a usufruir dessa grande infraestrutura científica em operação no Brasil.

O SyncLight 2024 faz parte da modalidade Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), da FAPESP, que oferece recursos para a organização de cursos de curta duração em diferentes áreas do conhecimento no Estado de São Paulo.

O curso não tem taxa de inscrição e sua língua oficial é o inglês. Serão selecionados cerca de 100 participantes, dentre os quais serão 50 residentes no Brasil e 50 residentes de outros países. A Escola possibilita financiamento para viagem e estadia durante todo o período de curso aos participantes estrangeiros e residentes no Brasil, exceto bolsistas FAPESP e/ou residentes em Campinas, SP. Acesse a página do evento para mais informações.

Serviço

Data do evento: 14 a 25 de outubro de 2024

Inscrições gratuitas: 30 de janeiro a 15 de abril de 2024

Local: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas, SP

Com informações: Assessoria de comunicação CNPEM

Foto: Divulgação CNPEM

Notícias relacionadas