Notícia

O Nortão online

Últimos dias para inscrição no MBA de inovação em saúde do Instituto Butantan

Publicado em 18 maio 2015

O Instituto Butantan, um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo e principal produtor público de vacinas, antivenenos e antitoxinas da América Latina, está com inscrições abertas para a nova turma do MBA Gestão da Inovação em Saúde. As vagas são limitadas a 60 alunos e as inscrições devem ser feitas até 25 de maio pelo site: www.butantan.gov.br/mba.

Com duração de 18 meses, o MBA visa capacitar profissionais para a gestão de projetos envolvendo produtos inovadores na área da saúde, preparando os alunos para a aplicação dos processos existentes entre pesquisa, patenteamento, produção e comercialização de produtos, com completo domínio de todo o arcabouço legal necessário para a transferência de tecnologia. A proposta curricular está fundamentada nos processos de interação entre o mundo da geração do conhecimento e o mundo da produção e dos negócios.

“De temática inédita no Brasil, o principal objetivo deste curso é preencher uma importante lacuna do mercado entre a criação científica e a materialização de um produto de saúde originado por ela.  Precisamos de mais profissionais preparados para conduzir as etapas de desenvolvimento de novos produtos, principalmente em um ambiente extremamente regulado como este”, explica Ana Marisa Chudzinski-Tavassi, coordenadora geral e de inovação do curso.

As aulas oferecem experiências de aprendizagem executiva, combinando conteúdo acadêmico ministrado por especialistas em pesquisa científica, desenvolvimento e produção, com experiências práticas apresentadas por profissionais do mercado e do governo. Os encontros presenciais acontecem mensalmente no Instituto Butantan, complementados por conteúdos disponibilizados na internet e atividades realizadas à distância, permitindo que o aluno defina o horário mais adequado para realizar suas atividades e estudos.

O curso possui carga de 645 horas (360 horas presenciais e 285 horas de trabalho a distância) e exige nível superior com graduação nas mais diversas áreas, sendo de interesse para a formação e aperfeiçoamento de profissionais interessados na gestão de projetos de saúde em órgãos púbicos e empresas, profissionais ligados a programas financiados por agências de fomento – como os Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), os Programas de Parcerias para Inovação Tecnológica (PITE) e de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da Fapesp, o Programa de Recursos Humanos em Áreas Estratégicas (RHAE) do CNPq e programas de outros órgãos como Finep e BNDES –, além de profissionais ligados a Núcleos de Inovação Tecnológica – NITs, start ups, incubadoras, aceleradoras, órgãos reguladores – como Anvisa, INPI, Inmetro e Contract Research Organizations (CROs) –, bem como servidores estaduais e federais, advogados, engenheiros biomédicos e demais profissionais com atuação na área da saúde. Abrange também pesquisadores, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos de programas de pós-graduação, interessados em pesquisa aplicada, bem como empreendedores e investidores que buscam nichos de mercado nessa área.

Atualmente, o MBA prepara 30 alunos, entre profissionais que atuam na Secretaria de Estado da Saúde, em universidades, na indústria farmacêutica e em empresas que têm como foco serviços, pesquisa, desenvolvimento e produção. O primeiro grupo de alunos a concluir o curso, com 16 pessoas, irá se formar no final deste semestre.

Conheça os ciclos do curso

Inovação, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia

Oferece aos participantes experiência de aprendizagem executiva, formando recursos humanos qualificados para a gerência de funções críticas do processo de inovação e para a criação de mecanismos que facilitem a transferência de tecnologia.

Pesquisa, Desenvolvimento e Produção

Prepara o aluno para atuar como gestor e empreendedor de inovação em saúde nos setores público, privado, acadêmico e governamental, entre outros.

Parcerias, Negócios, Financiamento e Gestão de Projetos Inovadores

Forma gestores para a identificação, aproveitamento e aplicação de ferramentas de gestão e de captação de recursos para nichos de oportunidades, nos diferentes setores da saúde.

Sobre o Instituto Butantan

Vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, o Instituto Butantan é um dos principais produtores de imunobiológicos do Brasil, responsável por grande parte da produção nacional de antivenenos e antitoxinas bacterianas, além de grande volume de produção nacional de vacinas utilizadas no Programa Nacional de Imunizações – PNI, do Ministério da Saúde. A instituição se destaca pelo desenvolvimento de estudos e pesquisas, básicas e aplicadas, relacionados direta ou indiretamente com a saúde pública nas áreas da Biologia, Biomedicina e Biotecnologia. O Butantan mantém importantes coleções zoológicas e também promove atividades culturais e de ensino relacionadas à educação formal e não formal com foco na difusão do conhecimento científico.

Autor: Comunicação Butantan 
Fonte: O Nortão