Notícia

Portal do Governo do Brasil

Últimos dias de inscrição de programa para pesquisadores em Humanas

Publicado em 23 fevereiro 2012

As inscrições para a nova edição do Programa Dra. Ruth Cardoso vão até 29 de fevereiro de 2012. A iniciativa oferece apoio à participação de professores e pesquisadores brasileiros das áreas de ciências humanas e sociais nas atividades da Universidade de Columbia, na cidade de Nova York, EUA.

 

O Programa Dra. Ruth Cardoso é uma parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a Universidade de Columbia (UC) e a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Fulbright).

 

O programa busca honrar a memória da professora Ruth Corrêa Leite Cardoso, antropóloga e docente da Universidade de São Paulo, que foi bolsista da Comissão Fulbright na Universidade de Columbia em 1988. Ela publicou vários livros e trabalhos sobre imigração, em especial a imigração japonesa no Brasil, movimentos sociais, juventude, meios de comunicação de massa, violência, cidadania e trabalho. Ruth Cardoso faleceu em junho de 2008.

 

Características e requisitos

 

O edital prevê a concessão de uma bolsa por ano, no valor de US$ 5 mil mensais, por até nove meses, além de um auxílio instalação de US$ 2 mil. O pesquisador também terá direito a um seguro saúde, passagem aérea de ida e volta em classe econômica promocional e moradia no campus da Universidade de Columbia, na cidade de Nova York, EUA em apartamento de um dormitório ou equivalente com acesso às instalações e serviços da Universidade.

 

Para concorrer ao edital, o pesquisador deve comprovar ter concluído seu doutorado após 1994 e antes de 2005, assim como estar credenciado como docente e orientador em programa de pós-graduação reconhecido pela Capes. É necessário que o candidato dedique-se em regime integral às atividades acadêmicas nas áreas de ciências humanas e sociais. Será dada preferência a candidatos que atuem nas áreas de antropologia de populações urbanas, sociologia e história do Brasil com enfoque em movimentos sociais contemporâneos.

 

A inscrição deve ser feita pela internet, com o preenchimento em inglês do Formulário de Inscrição online, um syllabus do curso proposto com no máximo dez páginas e três cartas de recomendação em inglês. Além de um currículo atualizado em português, disponível na Plataforma Lattes, um currículo resumido em inglês e o projeto de pesquisa a ser desenvolvido na Universidade de Columbia.

 

A previsão para implementação da bolsa é para agosto e setembro de 2012. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 2022-6668 ou pelo e-mail.

 

 

Fonte:Capes