Notícia

Folha de Irati online

Último encontro do ano do Sábados Literários será neste fim de semana

Publicado em 13 novembro 2015

José Saramago será o último escritor português apresentado na edição de 2015 do projeto de extensão Sábados Literários. A vida e obra de Saramago serão tratadas pela professora Marlise Vaz Bridi, da Universidade de São Paulo (USP). O encontro será realizado no sábado (14), a partir das 14h, no Centro Administrativo Municipal (CAM), localizado na Rua Coronel Pires, 826.

Saramago foi um dos mais aclamados escritores da língua portuguesa. Pela rica contribuição literária, ganhou o prêmio Nobel de Literatura em 1998 e o prêmio Camões em 1995. Saramago recebia muitos elogios dos críticos, mas também ficou conhecido pelas polêmicas com os religiosos, principalmente por obras como “O Evangelho Segundo Jesus Cristo” e “Caim”.

“Ensaio Sobre a Cegueira”, uma das obras mais importantes do autor, virou filme com a direção do brasileiro Fernando Meireles. A oralidade era muito importante na obra de Saramago, muito mais que a gramática correta. O escritor pontua os seus textos de maneira muito pessoal, fugindo do convencional. Os travessões também não estão nos seus escritos, então as diálogos dos personagens ficam dentro dos parágrafos, que são bem longos. Com isso, nem sempre é fácil distinguir o que seria um pensamento do que é diálogo.

Quem vai falar sobre o autor no encontro é Marlise Vaz Bridi, docente titular da Universidade Presbiteriana Mackenzie e professora da Universidade de São Paulo. Marlise é membro de conselho editorial da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística, ainda é parecerista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras Literatura Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura portuguesa, literatura de autoria feminina, ficção contemporânea e discurso literário.