Notícia

Jornal do Commercio (RJ)

Última chamada para prêmios tradicionais

Publicado em 05 maio 2005

Os interessados em participar dos prêmios Érico Vannucci Mendes e José Reis de Divulgação Científica, concedidos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), têm até o dia 11 de maio para efetuar a inscrição.
Ao todo, serão distribuídos cerca de R$ 17 mil para os vencedores, que também terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos durante a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento deste ano será entre os dias 17 e 22 de julho, em Fortaleza.
O Prêmio José Reis de Divulgação Científica, que está em sua 25ªedição, foi criado em 1978 com o objetivo de congratular as iniciativas que contribuem para tornar a ciência e a tecnologia conhecidas do grande público. O prêmio é uma homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador José Reis, morto em 2002 aos 94 anos de idade.
O Prêmio Érico Vannucci Mendes, criado em 1988 por meio de uma parceria entre o CNPq, a SBPC e o Ministério da Cultura, é destinado aos pesquisadores que realizam estudos sobre a cultura brasileira. A idéia é destacar, principalmente, os traços culturais das minorias étnicas e sociais.
O CNPq também está com as inscrições abertas, até o mês de agosto, para outros dois prêmios. O Destaque do Ano na Iniciação Científica, que reconhece os trabalhos de destaque do Programa Institucional de Bolsas Iniciação Científica (Pibic), aceitará interessados até o dia 26.
Por sua vez, a 21ªedição do Prêmio Jovem Cientista, que este ano traz o tema Sangue, Fluido da Vida, está com as inscrições abertas até 31 de agosto. O objetivo é estimular a pesquisa, revelar talentos e investir em profissionais que buscam alternativas para problemas brasileiros. Mais informações: www.cnpq.br/sobrecnpq/premios.
Agência Fapesp