A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) anunciou 30 vagas para o programa de pós-graduação em Ciência Política. Dessas oportunidades disponíveis, 20 são para mestrado e outras 10 para doutorado.
O Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGPol) tem vagas abertas para duas linhas de pesquisa:Instituições, Organizações e Comportamento Político e Políticas Públicas e Democracia. Os futuros mestres e doutores devem escolher a área mais compatível com o projeto de pesquisa que desejam desenvolver. O início das aulas está marcado para o primeiro semestre de 2021.
O programa de pós-graduação em Ciência Política da UFSCar
O programa de pós-graduação em Ciência Política foi criado em 2007, a partir de um desmembramento do programa de Ciências Sociais. Nos últimos anos, ele passou por um aprimoramento, o que resultou na nota 5 da avaliação CAPES.
No mestrado, o aluno precisa cumprir 50 créditos (750 horas) com disciplinas relacionadas à área de estudo. Teoria Política, Metodologia e Técnica de Pesquisa, Política Brasileira e Estudos Dirigidos são algumas opções.
Para obter o título de doutor, o participante precisa cumprir 80 créditos (1200 horas). Ao longo dos semestres, ele participa das disciplinas de Seminários Avançados de Teoria Política, Estudos Dirigidos, Metodologia e Técnicas de Pesquisa e também faz matérias optativas.
Inscrições
O período de inscrição no processo seletivo segue aberto até 21 de agosto de 2020. Para participar, é necessário preencher a ficha de candidatura (disponível no edital) e encaminhá-la por e-mail para a Secretaria do Programa. O endereço é ppgpol@ufscar.br.
No e-mail de inscrição, cada candidato também deve anexar a cópia do histórico escolar da graduação, cópia do RG, o Currículo Lattes atualizado, cópia do diploma e projeto de pesquisa. No caso de quem pretende fazer doutorado, é necessário encaminhar os documentos comprobatórios do mestrado (histórico e certificado). Não é preciso se preocupar com o pagamento de taxa de participação.
Ao escrever o projeto de pesquisa, o candidato deve incluir um resumo da sua proposta, introdução e justificativa, síntese da bibliografia, problema, objetivos e procedimentos metodológicos. Projetos de mestrado devem ter de 7 a 10 páginas, enquanto de doutorado devem possuir de 10 e 15 páginas.
Processo seletivo
A seleção é dividida em etapas: análise do projeto de pesquisa, exame oral e análise do Currículo Lattes. Na segunda etapa, a banca avalia a capacidade argumentativa do candidato sobre o projeto submetido. Ele deve demonstrar domínio do quadro teórico, conhecimentos sobre metodologia e discussão consistente sobre os principais pontos da pesquisa (problema, objetivos e hipóteses).
Na análise do currículo, as experiências na vida acadêmica somam pontos, como é o caso de publicações em revistas científicas da área e participação em eventos científicos.
Os aprovados na seleção podem solicitar uma bolsa de estudo nas agências públicas de fomento, incluindo CAPES, CNPq e FAPESP.
A lista definitiva de candidatos aprovados pela UFScar para o programa de pós-graduação será publicada no dia 23 de outubro de 2020.
Encontre mais informações sobre a seleção nos editais:
Edital do Mestrado PPGPol – 1° semestre de 2021 Edital do Doutorado PPGPol – 1° semestre de 2021
Conheça detalhes sobre as linhas de pesquisa do programa de pós-graduação em Ciência Política acessando a página oficial da UFScar.
O post UFScar vai preencher 30 vagas para pós-graduação em Ciência Política apareceu primeiro em Via Carreira.