Notícia

Portal Inovação MCT

UFSCar terá laboratório de ressonância magnética nuclear

Publicado em 29 abril 2011

Fonte: Agência FAPESP

O Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) irá inaugurar, no dia 13 de maio, o Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear (RMN).

O novo laboratório foi equipado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Controle Biorracional de Insetos-Praga, coordenado pela professora do Maria Fátima Fernandes da Silva, do Departamento de Química da UFSCar.

Os equipamentos foram adquiridos com apoio da FAPESP e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A estrutura do Laboratório de RMN possibilita vários serviços de análises para compostos orgânicos, nos níveis acadêmico e industrial, utilizando amostras nos estados sólido, líquido e semissólido animal ou vegetal.

Além disso, nas dependências do novo laboratório também serão desenvolvidos projetos de formação de recursos humanos na área de RMN voltados ao desenvolvimento e aplicação de técnicas modernas em baixo campo e alto campo, nos estados líquido, sólidos e semissólidos, visando estudos estruturais de moléculas orgânicas e inorgânicas.

Mais informações: www.ufscar.br/~rmn