Notícia

ABM Brasil - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

UFSCar terá centro de pesquisas em materiais avançados

Publicado em 18 dezembro 2009

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) terá, a partir do fim de 2010, um Centro de Pesquisas em Processos e Materiais Avançados para a Indústria de Petróleo e Energia.

A construção tem o apoio da Petrobras, que anunciou investimento de R$ 15,5 milhões nas instalações.

De acordo com o coordenador do projeto e diretor do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia da UFSCar, Ernesto Antonio Urquieta-González, a construção do novo centro amplia as pesquisas desenvolvidas na universidade e consolida o papel da instituição em pesquisa, inovação e ensino.

"As pesquisas que serão realizadas oferecerão suporte tecnológico e contribuirão para a formação de recursos humanos para realizar a extração de petróleo na região do pré-sal", disse.

O centro formará profissionais especializados e qualificados para atuar nos processos de extração de petróleo e também na elaboração de novas tecnologias.

Um dos objetivos é trabalhar na redução de emissões de combustíveis já refinados. "Nossa preocupação também na elaboração das pesquisas é gerar produtos que atendam às exigências ambientais e de segurança", disse González.

O Centro de Pesquisas em Processos e Materiais Avançados para a Indústria de Petróleo e Energia será construído na área Norte do campus São Carlos da UFSCar. As obras já foram iniciadas e a previsão de entrega é para o fim de 2010.

Mais informações: www2.ufscar.br/home/index.php

fonte: Agência Fapesp