Notícia

Jornal Dia Dia

UFSCar seleciona bolsistas de pós-doutorado para pesquisas sobre as funções da matriz extracelular nos processos de envelhecimento

Publicado em 14 fevereiro 2014

O projeto temático "A matriz extracelular no envelhecimento, no exercício e no microambiente tumoral", desenvolvido em parceria entre os departamentos de Ciências Fisiológicas (DCF) e de Gerontologia (DGero) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), está com inscrições abertas para duas vagas de bolsistas de pós-doutorado, para atuação durante 12 meses, com mensalidade no valor de R$ 5.908,80. 

O projeto, financiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), é coordenado pela professora Heloísa Sobreiro Selistre de Araújo, do DCF.

O projeto temático visa, com a associação de um conjunto de pesquisadores com experiência em trabalhos com a matriz extracelular (MEC), contribuir com a produção de conhecimento sobre as funções da MEC nos processos de envelhecimento, sobre o exercício como forma de prevenção de efeitos deletérios do envelhecimento e sobre câncer, considerando a evidente importância das duas últimas temáticas - exercício e câncer - na longevidade dos seres humanos. Para tanto, serão utilizados ensaios in vitro (cultura de células), in vivo (em humanos e modelos animais) e ex vivo (tecidos humanos e de animais), para análises de expressão gênica por diferentes técnicas em pequena e média escala.

O candidato às bolsas deve ter disponibilidade para assumir o cargo imediatamente; experiência em manipulação de células de mamíferos em cultura; e conhecimento de técnicas de biologia molecular e celular, tais como clonagem, produção de proteínas recombinantes, expressão gênica, qPCR, análises morfológicas e imunohistoquímicas. Conhecimentos de bioinformática também são desejados. É esperado, também, que o candidato tenha motivação e habilidade para organizar tarefas de pesquisa com independência, aceite co-orientar estudantes de graduação e pós-graduação e apresente desenvoltura na redação de relatórios e artigos científicos, em Inglês.

Os interessados devem enviar e-mail para a coordenadora do projeto (hsaraujo@ufscar.br) até o dia 30 de março, com carta de apresentação indicando a razão do interesse e um breve relato de sua experiência, currículo completo e três cartas de recomendação.

Por: Ascom/Ufscar