Notícia

Nossa São Carlos

UFSCar sedia Seminário de Educação Científica Crítica de 2 a 4 de abril

Publicado em 12 março 2020

De 2 a 4 de abril, acontece na UFSCar o Seminário de Educação Científica Crítica (SECC), que tem como objetivo avançar na compreensão de aspectos que visem garantir o desenvolvimento de uma Educação Científica Crítica. O evento, organizado pelo Departamento de Metodologia de Ensino (DME) da Universidade, é gratuito e voltado a professores de Ciências do Ensino Fundamental II; professores de Biologia, Física e Química do Ensino Médio; estudantes das licenciaturas dos cursos de Ciências, Biologia, Física e Química; além de pesquisadores e pós-graduandos da área de Ensino e Educação. Ao longo dos dias, a programação inclui palestras, sessão de apresentação de trabalhos e talk show sobre a temática da Educação Científica Crítica.

O Seminário é fruto do trabalho desenvolvido por uma equipe de pesquisadores brasileiros de várias universidades – como a própria UFSCar; universidades estaduais Paulista (Unesp – campus de Botucatu) e de Santa Cruz (UESC); e universidades federais da Grande Dourados (UFGD), de Sergipe (UFS) e Rural de Pernambuco (UFRPE), em parceria com pesquisadores da Espanha (da Universidade Autônoma de Barcelona e da Universidade de Barcelona), Portugal (da Universidade de Aveiro e da Universidade de Lisboa) e França (da Universidade de Rouen) -, e se configura como um importante espaço de difusão de resultados de pesquisas e de criação de debates ampliados que visem a inserção de práticas educativas em direção à construção de uma cidadania crítica e reflexiva. O evento terá, também, a apresentação de uma ferramenta avaliativa, resultante do trabalho desenvolvido por essa equipe, e que tem como objetivo analisar práticas e processos de formação de professores, materiais didáticos e programas educativos no âmbito da Educação Científica e Educação Ambiental.

A submissão de trabalhos vai até o dia 20 de março e deve ser feita pelo e-mail educaciencia.cts@gmail.com. Todas as orientações estão no site do evento. Já as inscrições para o Seminário podem ser realizadas até o dia 30 de março, também pelo site , onde constam detalhes sobre a programação e sobre os palestrantes. As atividades acontecem entre 8h30 e 18 horas, no Anfiteatro Bento Prado Júnior, localizado na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar.

A iniciativa conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Detalhes estão nas páginas do Instagram e do Facebook do evento.