Nesta terça e quarta-feira, dias 13 e 14 de maio, acontece na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) o IX Seminário Internacional de Pesquisa do Laboratório de Aprendizagem Humana, Multimídia Interativa e Ensino Informatizado (LAHMIEI), com palestras que abordam a Análise do Comportamento com ênfase no atendimento aos indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Vinculado ao Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar, o Instituto LAHMIEI é coordenado pelo professor Celso Goyos, do DPsi, e desenvolve pesquisas direcionadas à atuação específica no tratamento de crianças autistas, com atividades de extensão universitária e pesquisa, além de disseminar o conhecimento sobre os TEA, com programas de capacitação de pais, professores e profissionais da área da Saúde.
O evento conta com a presença de pesquisadores italianos. No dia 13, serão realizadas as palestras Applied behavior analysis (ABA) and Autism (Análise do comportamento aplicada e autismo), ministrada pelo professor Giovambattista Presti, e MIPIA: An Italian Model for Autism (Modelo Italiano para o Autismo), com o professor Paolo Moderato. No dia 14, os pesquisadores do LAHMIEI Fernanda Calixto e Paulo Chereguini apresentam suas pesquisas e a professora Francesca Pergolizzi apresenta a palestra "Apprendimento e Recupero". As palestras ocorrem no Auditório do Departamento de Psicologia (DPsi), na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar. A programação e o perfil dos palestrantes podem ser conferidos no informativo do evento, disponível no Portal da Universidade, em www.ufscar.br.
Nos dias 16 e 17 de maio, os pesquisadores italianos e do LAHMIEI participam do Simpósio Científico Ítalo-Brasileiro de São José de Rio Preto/SP, promovido pelo LAHMIEI e pela Sociedade Italiana Amici dItalia. O evento acontece no Auditório 1 do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE) da Unesp de São José de Rio Preto e as inscrições devem ser feitas até 13 de maio.
A participação dos pesquisadores italianos nas atividades de pesquisa organizadas pelo LAHMIEI contam com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da UFSCar, Núcleo Paradigma (SP), Sociedade Cultural Amici DItália de São José do Rio Preto, Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto (Faperp) , IBILCE da Unesp de São José do Rio Preto e Instituto Cultural Italiano di San Paolo e Consulado Geral da Itália.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3351-8498, e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e site do LAHMIEI, www.lahmiei.ufscar.br.