Notícia

Biomassa e Bioenergia online

UFSCar reúne jovens pesquisadores brasileiros e britânicos em evento voltado a desafios envolvidos na produção e armazenamento de energia

Publicado em 23 fevereiro 2015

De 9 a 13 de março, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizará o evento "Electrochemical Solutions for Contemporary Problems - Elsol" (Soluções Eletroquímicas para Problemas Contemporâneos), um workshop que contará com a participação de 17 jovens pesquisadores brasileiros e outros 17 do Reino Unido, com o principal objetivo de fomentar o estabelecimento de futuras colaborações em pesquisa na área.

A discussão proposta parte da constatação de que um dos maiores desafios a serem enfrentados pelas sociedades atuais nas próximas décadas é o desenvolvimento de dispositivos de produção e armazenamento de energia economicamente viáveis, que nos permitam usufruir de fontes de energia baseadas em combustíveis não fósseis, como o hidrogênio e a luz solar. Especificamente, o evento estará voltado à discussão de métodos eletroquímicos e suas possíveis aplicações que, além da produção e armazenamento de energia, incluem também o desenvolvimento de sensores eletroquímicos e o uso de métodos eletroquímicos para análise e remediação de contaminantes, permitindo assim a abordagem da questão do desenvolvimento sustentável a partir de duas frentes: a produção de energia limpa e a remediação da poluição.

O workshop foi uma das 16 propostas contempladas com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do British Council (organização britânica de fomento a oportunidades educacionais e relações culturais), em edital voltado justamente ao estabelecimento de parcerias entre o Brasil e o Reino Unido. Além dos jovens pesquisadores, participarão da iniciativa seis pesquisadores que são líderes em suas áreas de atuação, que atuarão como tutores no âmbito do projeto. Do Brasil, são tutores os professores Ernesto Chaves Pereira (coordenador do workshop) e Edson Roberto Leite, ambos do Departamento de Química da UFSCar, e Paulo Olivi, do Departamento de Química da Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto. Do Reino Unido, participarão Angel Cuesta (que também coordena o projeto do workshop), da Universidade de Aberdeen; Harry Hoster, da Universidade de Lancaster; e David Fermin, da Universidade de Bristol.

Mais informações sobre o evento podem ser conferidas em www.elsol2015.com.

Fonte: Assessoria de Imprensa