Evento gratuito na quarta-feira (12) é voltado a estudantes, pesquisadores e profissionais nas áreas de Física e Ciências Biomédicas
O Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos (IEAE) da UFSCar promove na próxima quarta-feira (12), das 14 às 17 horas, o workshop “Biologia Quântica – o surgimento de um novo paradigma”. A atividade é aberta a estudantes, pesquisadores e profissionais que desejam explorar uma nova fronteira científica entre a Física e as Ciências Biomédicas.
O evento será realizado em parceria entre o IEAE e a iniciativa Ciência Pioneira do Instituto D?OR de Ensino e Pesquisa (IDOR) . A atividade é gratuita e acontecerá no auditório do edifício Sérgio Mascarenhas, na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar.
O tema será abordado pelos convidados Marcelo Sousa, pesquisador associado à Ciência Pioneira, professor do Instituto Federal de Sergipe (IFS) e pesquisador associado à Bright Photomedicine, e Marcos de Oliveira, professor do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Unicamp.
O evento pretende desvendar como a Biologia Quântica está transformando a compreensão dos processos biológicos e abordará, a partir dos convidados, o mundo atômico e os mistérios da vida.
A Biologia Quântica é uma área que investiga como as leis da mecânica quântica – aquelas que governam moléculas, átomos e partículas subatômicas – influenciam fenômenos biológicos. “Esse campo fascinante explora temas como a visão, o olfato, a consciência, a fotossíntese e até mesmo como os animais se orientam pelo campo magnético da Terra “, relata o pesquisador Marcelo Sousa.
A Ciência Pioneira trata a Biologia Quântica como uma área de fronteira que visa investigar a relação entre a mecânica quântica e os processos biológicos, promovendo inovações que podem transformar a ciência médica . A Revista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) coloca a área como um campo emergente do conhecimento que requer colaboração interdisciplinar e conhecimentos de Química e Física.
A sustentação de seus estudos se dá, sobretudo, pela colaboração estabelecida entre profissionais da Biologia, Química e Física , tendo a mecânica quântica e a química teórica como elementos centrais de sua produção científica.
REGRAS DO UNIVERSO
“A Biologia Quântica não apenas nos oferece uma nova lente para entender a vida, mas também pode revelar novos aspectos da própria Física. Ao explorar como fenômenos quânticos operam em sistemas vivos, podemos começar a desvendar os limites entre a física clássica (que descreve o mundo macroscópico, o mundo em que vivemos) e a física quântica (que governa o universo microscópico) “, revela Sousa.
Ele acrescenta que essa interseção é uma oportunidade única para se aprender mais sobre as regras fundamentais do universo . “Quem sabe a Biologia Quântica não nos ajude a responder perguntas que vão muito além da Biologia, abrindo caminho para uma nova compreensão da realidade?”, reflete o pesquisador.
No ano passado, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que 2025 é o Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quânticas , data que também celebra os cem anos do desenvolvimento da mecânica quântica. A partir dessa declaração, a ONU busca incentivar que instituições de pesquisa, ensino e até artistas se engajem na divulgação de conceitos relacionados ao tema.
“O workshop será um espaço privilegiado para que estudantes e professores possam esclarecer dúvidas e estabelecer contatos com pesquisadores que se dedicam ao estudo da Biologia Quântica . Essa é mais uma parceria do IEAE que contribui para a interdisciplinaridade entre as mais variadas áreas do conhecimento e abre caminhos para novos projetos”, destaca Adilson de Oliveira, diretor do IEAE.
As inscrições devem ser feitas no local. Mais informações sobre o IEAE estão neste link