Notícia

Notícias do Mundo

UFSCar realiza mais de duzentos pesquisas sobre Covid-19

Publicado em 20 junho 2021

Por noticiasdomundo

Dados são atualizados, com novas e mais informações CCS-UFSCar

O Pró-Reitor de Pesquisa da UfsCar (ProPq) publicou recentemente um levantamento sobre estudos relacionados ao Covid-19 desenvolvidos pela rede universitária no primeiro ano da pandemia (entre março de 2020 e março de 2021), totalizando 249 projetos, em outros espaços de sabedoria ativa nos 4 campi da instituição. O documento, entendido como piloto da carta de um Observatório de Monitoramento de estudos sobre o Covid-19 realizado na UFSCar, foi realizado por meio da Coordenação de Informação em Pesquisa do ProPq, liderada por Andrea Rodrigues Ferro, professora do Departamento de Economia (Alors).

Para a pesquisa, a equipe envolvida pesquisou dados de 3 fontes: por meio de consulta a centros universitários e departamentos da UFSCar; em projetos submetidos ao Comitê de Ética em Pesquisa Humana (CEP); e, também, com um corte expresso feito no CHU (HU-UFSCar/Ebserh).

O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), como planejado, concentrou o maior número de estudos (137 arquivos identificados), seguido pelo Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET, com 54) e pelo Centro de Educação e Humanidades. ( CECH, com 38). No entanto, dos 8 centros da UFSCar, sete projetos foram identificados, mostrando como a Universidade tem respondido a uma crise que tem aspectos, além da saúde. O próprio CCBS chama a atenção para a diversidade dos espaços de sabedoria envolvidos. , com projetos coordenados por professores dos departamentos de ciências ambientais; Educação física e habilidades motoras humanas; Amamentação; Fisioterapia; Gerontologia; Medicação; Morfologia e patologia; e terapia ocupacional. Além disso, muitos projetos envolvem estudiosos de outras áreas, refletindo a abordagem interdisciplinar.

Outra faceta destacada através da pesquisa foi a participação de membros das demais categorias que compõem a comunidade universitária: estudantes de graduação e pós-graduação, coaching e técnico-administrativo e pós-doutorado, no trabalho clínico introdutório, toque final de um curso de Matriz de doutorado, pós-doutorado e estudos contínuos em outras modalidades, destas , em parte, foram realizados sem financiamento expresso, o que mais demonstra o empenho e o comprometimento da comunidade da UFSCar, entre os com recursos, os recursos foram o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). , na maior parte do tempo.

Especificamente no CHU, 35 projetos foram conhecidos por meio da pesquisa, a maioria deles realizados por meio de professores da UFSCar (22), além de projetos propostos por meio dos próprios acadêmicos formados pela UFSCar, mas também por meio de pesquisadores de outras instituições.

O objetivo da pesquisa realizada através do ProPq, segundo a equipe responsável, foi fornecer às comunidades internas e externas da Universidade como a Instituição tem respondido às necessidades impostas pela crise multidimensional da pandemia, e o objetivo é que ela seja atualizada No futuro, com o Observatório, o conceito é que , além do acesso aos estudos realizados, será imaginável que as pinturas da rede universitária forneçam um espaço permanente para a troca de respostas imagináveis à crise em suas diversas áreas e, através da sociedade como um todo, conhecer e aproveitar as pinturas feitas.

O resultado completo da pesquisa pode ser encontrado no site do ProPq.

“Esse é um primeiro passo para nós uma experiência de aprendizagem, por exemplo, sobre como ter sucesso nos estudos. É transparente que não conseguimos identificar todos os levantamentos e, na fase do momento, a primeira atualização, já fizemos ajustes nesse sentido e, além disso, pedimos mais dados sobre os projetos, o que facilitará sua divulgação”, afirma Andrea Ferro. Entre os ajustes seguidos está a coleta de dados por meio de um formulário, que já pode ser preenchido neste link através dos culpados. para estudos semelhantes a pandemias realizados na UFSCar, até 30 de julho.