Notícia

G1

UFSCar realiza exposição com fotos de cristais de vidro e moldes em 3D

Publicado em 28 outubro 2016

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe a exposição "Ciência e Arte Inclusiva", que conta com fotos microscópicas de cristais de vidro e moldes 3D dessas imagens, até o dia 15 de dezembro. O evento ocorre no Espaço Ventura, na área norte, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A entrada é gratuita.

Segundo a organização, a tecnologia de impressão 3D e o desenho em três dimensões das fotografias (arte) fazem com que a ciência, no caso, a dos vidros, esteja próxima do público de uma maneira única, incluindo a todos.

“Essas fotos fazem parte do nosso trabalho científico, eu tirei algumas delas. Esses cristais são muito pequenos, eles podem ser vistos apenas do microscópio. O que nós fizemos foi trazer isso para uma escala muito maior, então as pessoas poderão sentir com as mãos as diferentes formas e os diferentes tamanhos. São aumentos muito grandes da ordem de 100 a cinco mil vezes”, afirmou o fotógrafo Murilo Crovace.

Exposição inclusiva

As fotografias foram feitas pelos pesquisadores do Centro de Pesquisa, Tecnologia e Educação em Materiais Vítreos (Certev), do Departamento de Engenharia de Materiais (Dema) da UFSCar. Os moldes 3D foram feitos em programa de modelagem pelo designer Guilherme Orloski e, depois, impressos em impressora 3D em um polímero biodegradável denominado PLA.

“É um trabalho bastante especial porque a gente quer mostrar ao público algumas facetas do vidro que são desconhecidas desse público. Então de fato a gente quer trazer tanto o público jovem como nos cristais tridimensionais a gente quer também dar a chance para o pessoal que é deficiente mental para eles poderem sentir um pouco o que está acontecendo”, contou a coordenadora de Educação do Projeto Fapesp, Ana Cândida Martins.

O agendamento de visitas por grupos pode ser feito pelo telefone (16) 3351-8059.

Do G1 São Carlos e Araraquara